São Paulo- Um adolescente de 15 anos morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória no início da noite de terça-feira, em Goianésia (GO). Segundo o Corpo de Bombeiros, ele falava ao celular no momento em que um raio atingiu um local próximo a casa onde ele estava. Segundo os bombeiros, como o celular estava ligado à tomada, a descarga viajou pela rede de energia elétrica e atingiu o jovem.
O caso ocorreu por volta das 18 horas em uma comunidade rural da cidade. Chovia no momento do incidente. Segundo o tenente Ruy Dutra Santos, subcomandante da 13º Companhia de Bombeiros de Goiás, o jovem morava na zona urbana da cidade e foi até uma chácara onde moram parentes. Ele atendeu a uma chamada e, no mesmo horário, houve uma descarga elétrica em um descampado próximo ao local.
O adolescente estava no quarto do imóvel e foi lançado a uma distância de dois metros, segundo parentes dele. O tenente Dutra informou que no momento em que os bombeiros chegaram, encontraram o jovem na sala.
O corpo não tinha sinais de queimaduras ou hemorragias. Entretanto, os bombeiros constataram que ele havia sofrido uma parada cardiorrespiratória e tentaram reanimá-lo. O jovem foi encaminhado a um pronto-socorro e no trajeto os bombeiros realizaram procedimentos para tentar ressucitá-lo. No momento em que deu entrada no pronto-socorro, a equipe médica constatou que ele já havia morrido.
O tenente Dutra afirmou que o caso deixou os moradores da região emocionalmente abalados. ‘‘O rapaz era cheio de vida, tinha saúde e não tinha histórico de problemas de saúde’’, disse.
Algo que intriga a população é que nenhum aparelho eletroeletrônico da residência sofreu qualquer espécie de pane.
Rede elétrica
Segundo o professor Adilson Oliveira, do grupo de supercondutividade e magnetismo do departamento de Física da UFSCar, casos como o que ocorreram em Goianésia são possíveis. Em geral eles ocorrem quando os fusíveis não desarmam -e interrompem temporariamente o fornecimento- a tempo de evitar a descarga.
Uma das situações é quando o raio cai na rede de energia elétrica. Em casos de descargas elétricas em descampados, existe a possibilidade dele atingir a rede desde que o imóvel não esteja aterrado, o que é comum em residências localizadas na zona rural.
Ele estranha que a descarga elétrica não tenha provocado danos em outros aparelhos eletroeletrônicos da residência. Entretanto, ressalta que pelo fato de a descarga ter ocorrido a partir de uma tomada localizada no quarto, é possível que a ligação seja independente da feita na sala.
Folhapress
http://www.bonde.com.br/folha/folhad.php?id=9386LINKCHMdt=20081114
Nenhum comentário:
Postar um comentário