sábado, 3 de janeiro de 2009

Akinator: um sistema especialista da Web 2.0

Um sistema especialista é um software de inteligência artificial que usa uma base de conhecimento de especialistas em um assunto específico para indicar a resposta de um determinado problema. Semelhante aos Wizards (assistentes) onde perguntas são feitas ao usuário até se determinar a resposta.

Alguns programas do gênero são utilizados para demonstrar a técnica, pede-se que o usuário pense, por exemplo, em um animal e começa a questionar coisas do tipo "Ele voa?" até que baseado nas respostas se chegue ao resultado esperado.

O francês Akinator é um programa online desse tipo. O sistema vai interativamente inquerindo sobre o personagem imaginado até mostrar o dito cujo (geralmente com foto). Só que com a ajuda crescente dos milhares de internautas que experimentam e alimentam sua base de dados, sua acurácia cresce exponencialmente.

A precisão é impressionante. O software pergunta a idade do usuário, o que pode indicar um subconjunto de personagens que é mais comum para aquela faixa etária, o nome e o sexo. Depois é só começar a clicar em uma das cinco respostas (do "Sim" ao "Não" passando pelo "Não sei") relativas a cada questão.

Em um primeiro teste, pensamos no Lula, uma figurinha bem repetida como verificamos depois. E o Akinator acertou na lata. Depois pensamos em Giovanna Antonelli e novamente ele apresentou a foto com a legenda correta.
Aí tivemos uma divergência. Ao imaginar o Bruce Willis, o Akinator perguntou se ele é americano. Como Bruce nascera na Alemanha respondemos que não. Perguntas do tipo "o seu personagem é um policial ou detetive?" são meio confusas.

Estão falando do ator (resposta: "não") ou do personagem que ele interpreta (resposta: "sim")? A pergunta "Geralmente seu personagem atua em papéis cômicos?" também é estranha no caso do Bruce Willis (o Akinator esperava um "não" como resposa). Seus personagens fazem rir com seu sarcasmo característico (especialmente na antiga série "O Gato e o Rato", que lhe deu fama). Só para comparar, por exemplo, não temos dúvida de que Charles Bronsom (Desejo de matar I, II, III ...) ou Clint Eastwood (Os Imperdoáveis) não fazem papéis cômicos, já Bruce...

Quando seu personagem não é encontrado ao final do interrogatório há a opção de se incluir uma pergunta para ajudar a alimentar a base de dados do Akinator.
Apesar disso, o Akinator é um entretenimento divertido. Tente pensar em alguém que não esteja na base dele e isso se revelará uma atividade difícil. Pensar na sua mãe? Seu pai? Sua esposa? Marido? Seu professor? Você mesmo? Nada disso escapa ao gênio Akinator.

Para experimentá-lo clique ecesse em http://pt.akinator.com/ e depois clique em Jogar no menu que surgira à esquerda. Aí é só tentar imaginar alguém e participar da maiêutica digital do Akinator (cujo nome parece ter saído das Organizações Tabajara). O mais legal é que é tudo em português. Divirta-se.

Brasil Acadêmico

Um comentário:

  1. Já conheço o Akinator e realmente funciona de acordo com as suas respostas. A precisão é incrível quando se trata de pessoas conhecidas.

    Abraços

    ResponderExcluir