terça-feira, 6 de outubro de 2020

Autoridades de Assis sobre o corpo do beato Acutis: NÃO está incorrupto

Autoridades de Assis sobre o corpo do beato Acutis: NÃO está incorrupto

Hoje, as fotos divulgadas pela diocese de Assis (Itália) do corpo do jovem Carlo Acutis encantaram uma multidão de católicos nas redes sociais.

Ao ver o rosto perfeito, muitos começaram a divulgar que ele estaria miraculosamente incorrupto. Mas isso não procede.

Entramos em contato com a diocese de Assis e recebemos uma nota oficial, via e-mail, informando que o corpo de Carlo Acutis NÃO foi encontrado incorrupto:

A respeito de algumas notícias impróprias que estão circulando na mídia, o bispo comunica que não é verdade que o corpo do próximo beato tenha sido encontrado não corrompido. «Quando foi exumado no cemitério de Assis, o que se realizou a 23 de janeiro de 2019 com vista à sua transferência para o Santuário - explica Dom Sorrentino - encontrava-se no estado normal de transformação, típico da condição cadavérica. No entanto, como os anos de sepultamento não foram muitos, o corpo, embora transformado, mas com as várias partes ainda na sua constituição anatômica, foi tratado com aquelas técnicas de conservação e integração habitualmente praticadas para expor com dignidade os corpos dos fiéis à veneração dos beatos e santos. Uma operação feita com arte e amor. A reconstrução do rosto com máscara de silicone foi particularmente bem-sucedida. Com um tratamento específico foi possível recuperar a preciosa relíquia do coração que será aproveitada no dia da beatificação ”.

Ou seja, aquela imagem do rosto em estado perfeito não corresponde ao estado em que o corpo foi encontrado após a exumação. Trata-se de uma máscara de silicone.
 
O bispo de Assis, Domenico Sorrentino, disse hoje na missa por ocasião da abertura do túmulo que o corpo de Acutis foi “remontado com arte e amor”.

“Hoje nós ... o vemos novamente em seu corpo mortal. Um corpo que passou, nos anos de sepultamento em Assis, pelo processo normal de decadência, que é o legado da condição humana depois que o pecado o afastou de Deus, fonte da vida. Mas este corpo mortal está destinado à ressurreição". (Domenico Sorrentino, bispo de Assis)

Detalhe cativante: o corpo está vestido com os trajes que o beato costumava usar: tênis Nike e conjunto esportivo! Isso é um fato inédito.

Carlo Acutis será beatificado no próximo dia 10 de outubro. Ele faleceu em 2006, vítima da leucemia, com apenas 15 anos de idade. Para saber mais sobre a sua vida, veja aqui a matéria do Vatican News.

O Catequista

Nenhum comentário:

Postar um comentário