terça-feira, 27 de abril de 2021

Julgamento

Ei, a bíblia fala para não Julgar?

Mateus 7:1 Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.


O que significa este texto?  O que está nos dizendo?


Está nos orientando, para que o julgamento entre irmão seja não para condená-los, mas para alertar sobre o certo ou errado, e que antes disso, olhemos para nós mesmo sobre o assunto.


Não julguem para... Não está dizendo para não julgar, mas que é melhor não julgar, pois correrá o risco de estar errado. 


Por que da mesma maneira que julgar será julgado. Medida: Ou seja, se você está julgando com amor, para correção e não condenação, para ajudar o irmão, com sabedoria, conhecimento e baseado em fatos, não se preocupe com o que vão dizer.  


Se um irmão não puder alertar outro irmão do que é certo ou errado, é o fim.


Quem emite julgamento, deve ser uma pessoa com moral e  qualificada para fazer tal julgamento.


E o julgamento emitido, não poderá ser precipitado, maldoso, apressado, arrogante, baseado em impressões, em informações de segunda mão, baseado no ouvi dizer, é não tirar conclusões precipitadas sem conhecer os fatos.


1 Co 6:2 - Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?


Até Paulo fez Julgamento para o bem. 


1Co 5:3-5 Apesar de eu não estar presente fisicamente, estou com vocês em espírito. E já condenei aquele que fez isso, como se estivesse presente (...) entreguem este homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor.


Paulo de novo, Isso não é julgar? Veja: 


1 Co 5:11 - Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.


Mais um: 2 Co 11:13  Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo- se apóstolos de Cristo. Isso também é julgamento, ou não?


O Cristão faz julgamentos o tempo todo. Como escolher um pastor, um obreiro, um pregador, sem avaliar o seu caráter, biblicamente? Até um irmão para orar por nós, julgamos, avaliamos sua situação espiritual, ou não?


Se vemos que alguém está se desviando do Evangelho ou participando de heresias, coisas condenáveis biblicamente, o nosso dever e objetivo principal da nossa existência, deve ser conduzir o pecador ao arrependimento e a restauração.


O que não se deve fazer, é  julgamento TEMERÁRIO, isto é,  julgamento precipitado, maldoso, apressado, arrogante, baseado em impressões, em informações de segunda mão, baseado no “ouvi dizer”, é tirar conclusões precipitadas sem conhecer os fatos


Tiago 4 :7 - Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.


Se você sabe que uma determinada atitude não está de acordo com a vontade de Deus, mas não se manifesta contra, você se torna cúmplice e também comete pecado.


Mt 7:1 Não julguem, para que vocês não sejam julgados...

Isto é: não julguemos de qualquer maneira, poderemos estar errado  e sermos julgados também de maneira errada. 


Está dizendo não corra este risco, mas não é um mandamento, mas um alerta para andarmos o mais correto possível, ensinando e tentando evitar que outros continue em direção ao abismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário