terça-feira, 2 de julho de 2024

ROUPA VELHA E ROUPA NOVA

 ROUPA VELHA E ROUPA NOVA

Lucas 5:29 E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. 30 E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? 31 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; 32 Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.

Os Publicanos eram pessoas da região que trabalhavam para Roma na cobrança de Impostos e tinham a fama de serem avarentos, egoístas e que extorquiam as  pessoas. 

Este Levi citado acima, é autor do Evangelho segundo Mateus, que era também Cobrador de Impostos, um Publicano. 

Os escribas eram considerados doutores e mestres da Lei. Os fariseus, eram exigentes pela observância rígida da Lei escrita  e da tradição oral, participavam dos cerimoniais religiosos com afinco. Jogavam uma carga de religiosidade sobre o povo que nem mesmo eles eram capazes de cumprir. 

Médicos, os que estão com saúde, não necessitam de médicos. Mas aí se trata da saúde espiritual, ninguém ali estava doente fisicamente, senão, não estariam em um banquete. De mais a mais, Jesus foi irônico com os escribas e fariseus. Jesus estava dizendo: Eu não vim para vocês que se acham e se consideram justos e tão saudáveis espiritualmente a ponto de não precisarem de médicos.

Pecadores, ao arrependimento. Eu vim para aqueles que querem fazer um exame de consciência e chegar ao arrependimento e Nascer de Novo ou seja se torne uma Nova Criatura, um Novo Homem.


Lucas 5:36 Propôs-lhes também esta comparação: Ninguém rasga um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha, porque assim estragaria uma roupa nova. Além disso, o remendo novo não assentaria bem na roupa velha. 37 Também ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo arrebentará os odres e entornar-se-á, e perder-se-ão os odres; 38 mas o vinho novo deve-se pôr em odres novos, e assim ambos se conservam. 39 Demais, ninguém que bebeu do vinho velho quer já do novo, porque diz: O vinho velho é melhor.

Roupa nova e Roupa velha. Remendar uma roupa velha com pedaço do pano da roupa nova. Já se estragou a que estava nova e a velha não iria suportar e nem combinar com o pedaço novo. 

Odres velhos. Significa o Velho Homem, o maduro e experiente, o formado por si só e Vinho Novo, significa as Boas Novas, o  Evangelho de Jesus. Portanto o Velho Homem tem que morrer para dar lugar ao Novo Homem para poder receber o  Vinho Novo, o Evangelho de Jesus e assim os dois envelhecerem juntos e não se estragarem. Se recebermos as Boas Novas no Velho Homem, haverá uma mistura das coisas velhas e novas e nenhum dos dois se conservará. Assim como o Odre Velho ao receber o Vinho Novo, o vinho virá a se fermentar, aumentará de tamanho e o Odre Velho não suportará e os dois se perderão. 

O Vinho velho é melhor. Com isso, as boas novas e o Novo homem envelhecerão juntos e todos desejarão beber desse Vinho velho, que é o Evangelho que sai da sua boca, pois ele já estará maduro, estará robusto, genuíno e alcançará muitos. O Vinho Velho é melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário