Salmos 139:14-16
Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.
Não culpe a Deus pelas consequências de suas escolhas erradas.
Ao mesmo tempo em que Ele contemplava a nossa formação, já contemplava também nossas escolhas no decorrer de nossa vida.
Ele vê nossa história de eternidade a eternidade. Ele não precisa viajar no tempo para nos contemplar, pois o tempo não existe para Ele.
Ele vê a todos e a cada um, e isso ao mesmo tempo, instantaneamente. Ele se surpreende com nossas escolhas erradas somente na nossa formação, mas não se surpreende na concretização da escolha. E essa surpresa e não surpresa, para Ele ocorre ao mesmo tempo.
Mas se entristece. Entristece duas vezes com as escolhas erradas que faremos e fizemos.
Na nossa formação Ele já vê as escolhas que faremos, já nessa hora Ele se entristeceu a primeira vez por já saber da escolha errada que faremos no futuro. Como contempla o passado, presente e futuro, Ele se entristece na segunda vez quando concretizamos a escolha errada.
Ele nunca te forçou a ir para esquerda ou para direita.
Ele deu a opção, lá no Éden, quando deu o poder a Adão de pecar e esse poder nós também herdamos como também o poder de nos arrependermos e reconciliarmos com Ele.
Na mente de Deus, o que Ele conhece de nossa história, nossas escolhas, na mente dEle, ainda não está definido enquanto existirmos, sempre haverá possibilidades de arrependimento.
Como Ele contempla passado, presente e futuro, mas não vê como nós vemos. Nós vemos o passado como realizado, o presente com realizando, futuro como a realizar. Para Ele tudo pode ser presente, Ele vê tudo ao mesmo tempo, no mesmo instante, e tudo é passível de mudança.
Ele abriu uma porta no céu para o Apóstolo João, que viu o passado, presente e futuro ao mesmo tempo, mas por apenas um minúsculo período de tempo.
Ap 1:19 Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;
Ap 4:1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu
Por isso temos a possibilidade de orarmos, clamarmos, interceder pela mudança, transformação, reconciliação e salvação de muitos.
Deus não descarta nada da sua criação. Um dia Ele disse:
Gn 1:31 "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom".
Não era bom, era muito bom.
Mas nós, nós mesmos estragamos quase tudo.
Mas Ele restaura, renova, liberta, salva e leva para morar com Ele.