
Ainda segundo Olmert, Israel alcançou todos seus objetivos de sua ofensiva em Gaza, mas o exército israelense permanecerá no momento posicionado em Gaza e arredores.
'Nossos objetivos, da maneira que definimos quanod lançamos a operaçao, foram totalmente atingidos e muito além. O Hamas recebeu um duro golpe', enfatizou.Mas o premiê advertiu que as tropas israelenses responderão a qualquer ataque do grupo palestino radical Hamas.
Egito realizará cúpula internacional sobre Gaza neste domingo
O Egito vai reunir neste domingo vários dirigentes internacionais, principalmente europeus, por ocasião de cúpula sobre a ofensiva israelense em Gaza, que será celebrada na localidade de Sharm el-Sheikh, anunciou uma fonte diplomática egípcia.
Além de convocar essa reunião de chefes de Estado para discutir o conflito me Gaza, o presidente egípcio Hosni Mubarak pediu a Israel que ponha fim 'imediatamente' e 'sem condições' a seu ataque e que retire todas as suas forças do território palestino, em um discurso transmitido pela televisão pública.
'Peço hoje a Israel que ponha fim imediatamente as suas operações militares', afirmou Mubarak.
O presidente francês Nicolas Sarkozy vai co-presidir a cúpula junto a seu colega egípcio, segundo anunciou, por outro lado, o palácio do Eliseu.
'Sarkozy se reuniu, hoje, com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, que o convidou a co-presidir, no âmbito da iniciativa franco-egípcia, a cúpula internacional que acontecerá no domingo, 18 de janeiro, em Sharm el-Sheikh, e à qual assistirão, entre outros, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown', de acordo com a nota do Elysée.
Depois da cúpula, Nicolas Sarkozy viajará para Jerusalém, para se reunir com Olmert, acrescentou o Elysée, sede da presidência francesa, no comunicado.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deverá estar presente por convite de Mubarak.
Em sua visita ao Líbano, Ban afirmou seu interesse em participar na cúpula internacional prevista para este domingo.
A Alemanha também confirmou a realização da cúpula e a presença da chanceler Angela Merkel, segundo o porta-voz adjunto do governo, Thomas Steg.
O presidente do Governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero igualmente anunciou sua presença na cúpula.
O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, igualmente participará da cúpula, amanhã, em Sharm el-Sheikh, seguindo depois para Israel, anunciou o governo.
A Itália confirmou a presença de Berlusconi, após sua conversa por telefone com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, anfitrião do encontro.
Depois da cúpula, 'o presidente do Conselho se deslocará para Israel para discutir com as autoridades israelenses', acrescentou a nota.
http://www.cosmo.com.br/noticia/19129/2009-01-17/israel-anuncia-cessar-fogo-unilateral-em-gaza.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário