O maior tesouro em prata já encontrado no fundo dos mares agora está sendo resgatado das profundezas do oceano. São aproximadamente 200 toneladas de prata, que estavam a bordo do navio mercante britânico SS Gairsoppa, torpedeado em fevereiro de 1941 pelos alemães, durante a Segunda Guerra Mundial.
A descoberta e o resgate desta preciosa carga são de responsabilidade da empresa norte-americana Odyssey Marine Exploration, que tem um contrato com o governo britânico para a exploração da área. O navio foi encontrado a 4.700 metros de profundidade, em torno de 480 quilômetros da costa da Irlanda, em 2011, mas a retirada da prata começou apenas recentemente. Pelo acordo de exploração, a empresa tem direito a ficar com 80% do valor da prata resgatada.
De acordo com o governo inglês, 83 membros da tripulação e dois atiradores estavam a bordo do Gairsoppa quando foi atingido pelo torpedo nas perigosas águas do Atlântico Norte.
A tripulação, de marinheiros indianos e britânicos, abandonou o navio sob tiros de metralhadora dos inimigos. Apenas uma pessoa, o segundo oficial Sr. RH Ayres, sobreviveu a longa viagem de 13 dias em um salva-vidas até chegar à praia.
Veja o vídeo da exploração submarina no Navio SS Gairsoppa
Nenhum comentário:
Postar um comentário