Construída ao longo do rio Nanxi, entre as montanhas íngremes da província chinesa de Yunnan, o condado de Yanjin é amplamente considerado como a cidade mais estreita do mundo.
Olhando de cima para o condado de Yanjin, é difícil acreditar que tal assentamento realmente exista na vida real. O estreito trecho de terra utilizável imprensado entre as águas turbulentas do Rio Nanxi e as montanhas íngremes dos dois lados dificilmente parece um local adequado para uma cidade de aproximadamente 450.000 habitantes, mas é exatamente isso que torna Yanjin tão especial. Parece mais com algo que você esperaria ver em um filme de fantasia ou em um jogo de simulação de construção do que com uma cidade moderna.
Em seu ponto mais estreito, Yanjin tem apenas 30 metros de largura, enquanto a parte mais larga da cidade mede cerca de 300 metros. É atravessada por uma estrada principal de cada lado e, embora a cidade se estenda por vários quilômetros ao longo do rio, não parece haver muitas pontes.
Além da extrema estreiteza, Yanjin tem outra particularidade notável. Como a terra é um bem precioso na área, muitos dos prédios de apartamentos estão localizados nas margens do rio e são construídos sobre pilares finos como palafitas, para protegê-los de inundações caso o nível da água suba.
Imagens feitas por drones de Yanjin têm se tornado viral nas redes sociais chinesas há anos, deixando muitos coçando a cabeça sobre o motivo pelo qual alguém iria querer viver em uma cidade tão estreita, quando a China tem terras tão mais adequadas. Mas a verdade é que esta área foi habitada por centenas de anos, e muitos dos habitantes não pensariam em morar em outro lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário