As maravilhas modernas nunca cessarão? As árvores são agora as próximas na fila para substituir o vidro em nossas janelas! Como isso é possível, se a madeira não pode ser tão transparente quanto o vidro? Bem, graças à pesquisa feita por Junyong Zhu do Laboratório de Produtos Florestais (FPL) e colegas da Universidade de Maryland e da Universidade do Colorado, um material de madeira transparente foi desenvolvido:
Suas descobertas foram publicadas no Journal of Advanced Functional Materials em seu artigo, “A Clear, Strong, and Thermally Insulated Transparent Wood for Energy Efficient Windows.”
Embora o vidro seja o material mais comum usado na construção de janelas, ele tem um preço econômico e ecológico caro.
O calor é facilmente transferido através do vidro, especialmente painel único, e aumenta as contas de energia quando escapa durante o tempo frio e entra quando está quente. A produção de vidro na construção também traz uma grande pegada de carbono. As emissões de fabricação são de aproximadamente 25.000 toneladas métricas por ano.
A madeira transparente é criada quando a madeira da árvore balsa de crescimento rápido e baixa densidade é tratada em temperatura ambiente, banho de oxidação que a deixa quase totalmente visível. A madeira é então penetrada com um polímero sintético denominado álcool polivinílico (PVA), criando um produto praticamente transparente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário