Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Internet nas mão de apenas 30 empresas


A Internet tem sofrido mudanças radicais de infra-estrutura e econômica nos últimos dois anos, levando ao domínio de apenas 30 grandes empresas, segundo um grande estudo da ArborNetworks e a Universidade de Michigan.

Nos dois anos de investigação foi analisado mais de 256 exabytes (um exabytes comporta 137,4 bilhões de fotos em alta resolução, com média de 6 MB por foto) de tráfego na web através de 110 operadoras de cabo backbones (espinha dorsal da Internet) de trânsito, redes regionais e provedores de conteúdo em todo o mundo, e encontrou somente 30 "hiper-gigantes" empresas que representam 30 por cento de todo o tráfego.

Arbor Networks disse que em 2009 o Relatório do Observatório da Internet mostra que durante cinco anos o tráfego da Internet foi espalhado globalmente em dezenas de milhares de empresas que gerenciam sites e servidores, mas que hoje, o conteúdo está concentrado em apenas um punhado de grandes provedores de conteúdo.

Craig Labovitz, cientista-chefe da empresa, disse que metade do tráfego da Internet em 2007 foi gerado por 5.000 e 10.000 empresas. Desde então, porém, uma maior agregação de conteúdo fez com que apenas 150 empresas são responsáveis pela mesma quantidade de tráfego em uma base diária, liderada por nomes como Google, Yahoo e Facebook.

Muito disso é devido a mudanças na economia, o colapso do tráfego IP e a ascensão do ad-driven nos modelos de negócio, ele explicou.

"A Internet é tudo conectividade, uma malha de redes conectadas entre si e o tráfego flui muito bem, e a ela é muito hierárquica financeiramente. Mas agora o conteúdo é mais valioso do que a conectividade", disse Labovitz,

Outro efeito desta mudança econômica é que, assim como a consolidação de conteúdo por grandes provedores de, como o Google estão a estabelecendo suas relações diretas com os consumidores, ignorando uma camada tradicionais fornecedores.

O relatório também destacou como as aplicações da Internet têm, no essencial, tem migrado para a web. Anteriormente, havia como aplicação muitos protocolos específicos e pilhas de comunicação porque havia desenvolvedores, mas hoje a maioria já se mudaram para um pequeno número de protocolos da web e vídeo, sendo um dos mais notáveis oFlash.

"Os primeiros 12 anos da Internet foi focado a conexão de empresas e residências. Essa foi a tecnologia que virou história. Agora, a conectividade é onipresente e os preços estão caindo devido a inovação que está acontecendo, mas ainda não no conteúdo que dependes dos consumidores e dos negócios ", disse Labovitz.

"À medida que o conteúdo está ficando melhor e mais rápido ele vai mudar a face da Internet, que é estimulante para as empresas e consumidores. Estamos entrando na segunda era da Internet."

Fonte
Contador de visitas grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário