A principal característica da raça é sua pelagem longa e super macia. Por isso eles são muito apreciados como animais de estimação. A Associação Americana de Criadores de Coelhos Angorá reconhece 4 tipos de raças de coelho do tipo angorá: Inglês, Francês, Giant e Cetim. As variações entre as raças são essencialmente em relação a cor, tamanho e textura dos seus pelos.
Na verdade sua maior característica pode trazer problemas para eles: O excesso de pelo. Com o tempo, forma uma espécie de bola de pelos em seu trato digestivo, e isso pode até levar o coelho à morte. Por isso os criadores recomendam muito cuidado com a dieta, alem de tosas específicas para a raça.
Como a lã desse coelho cresce direto, sem parar, é ideal que ele receba um suporte extra de vitaminas, para ajudar na qualidade da pelagem e na saúde do coelhinho. Sua alimentação afeta diretamente a qualidade do seu pelo.
Os criadores costumam alimentá-los com ração, frutas e vegetais, bananas, mamão e brócolis. A troca dos pelos ocorre naturalmente de 3 a 4 vezes por ano e os animais precisam de escovação diária. (Um trabalho desgramado!)
Apesar da quantidade absurda de pêlos, o coelho angorá é antialérgico! Isso os torna ideais para pessoas muito alérgicas, pois eles não possuem alergênios que outros animais de estimação possuem.
Este bicho vive em média, 5 ou 6 anos, mas há relatos de coelhos chegando a viver 12 anos. Um filhote de coelho angorá custa cerca de 80 reais. Adultos são vendidos a 250.
Nenhum comentário:
Postar um comentário