Olhando de fora, à primeira vista, ele parecia um carrinho de brinquedo. E seu peso era quase o de um. Apesar de tudo, o Peel foi um carro de verdade, fabricado e usado, atraindo legiões de fãs e admiradores em todo o mundo. Tudo bem que ele não era lá muito estável ou potente, mas tente imaginar-se enfiado num carro que é pouco maior que a roda de um caminhão:
O Peel era do inicio dos anos 60 e tinha apenas três rodas, e seu motor diminuto era equivalente ao de uma motoquinha. O Peel tinha 137 cm de largura por 104 cm e pesava apenas 59 quilos! Não por acaso, as criancinhas ficavam malucas com este carrinho.
Sua velocidade máxima era de 64km/h e não tinha marcha ré. Para andar pra trás você saía do carro e empurrava ele, afinal era levinho!
Infelizmente, o projeto do Peel 50 foi logo encerrado. No período de 1962 a 1965, a empresa lançou apenas o Peel-s cem, dos quais apenas metade foi vendida, e assim,desistiram dele. A verdade é que ninguém queria comprar um carro tão pequeno até porque ele chamava a atenção em demasia e as pessoas ficavam olhando e rindo, e muitos compradores sentiam vergonha. Além disso, tinha outras desvantagens que suplantavam seus benefícios, como ser abafado, e vibrar muito, além de ter problemas de estabilidade e correr pouco na estrada. Em compensação ele dava show no consumo: Fazia 100km com apenas 2,5 litros de gasolina!
Mas a empresa Peel Engenharia, desafiando todas as leis de marketing, lançou em 1964 o sucessor Peel P50 – Double Peel Trident.Foram lançadas 82 cópias a um preço de 190 libras, depois que o projeto foi finalmente fechado. Agora, esses bebês são caríssimos itens de colecionador com o valor de compra começando em £ 12.500 (cerca de 48.500 reais).
Quando lançado, o trident foi muitas vezes descrito como “uma versão terrestre dos discos voadores”.
Do mesmo modo que seu antecessor de mesmo nome, o Peel P50 não tem marcha à ré, o que faz com que certas manobras em condições precárias sejam muito difíceis.
Concebido como um “carro para a cidade”, ele foi anunciado como capaz de acomodar “um adulto e uma sacola de compras.”
A porta do carro é metade dele, hahaha. Veja só:
O equipamento padrão inclui: um limpador de pára-brisas e apenas um único farol. Pra quê dois né?
O P50 usa um motor de 49 cc, o que ajuda a atingir 60 km / h, em velocidade máxima, e está equipado com uma transmissão manual de 3 velocidades. No consumo ele faz 100km com 2,8 litros.
As cores padrão foram Daytona Branco, Dragão vermelho e azul escuro. Em 1963, o modelo foi vendido por R$ 4.800. Só 50 desses carros foram produzidos, e apenas 27 deles são conhecidos. O resto ou se destruiu ou podem estar escondidos em antigos galpões de fazenda.
Recentemente, um grupo de empresários relançou a marca Peel e já começaram a chover encomendas por replicas do Peel Trident e do Peel 50. Só que os modelos modernos do Peel serão elétricos.
Hoje, com a demanda cada vez maior por espaços nos grandes centros aglomerados de veículos, veículos compactos no qual o Peel é apenas o exemplo mais extremo, estão voltando a ser uma opção.
Curiosamente, até a presidente Dilma já dirigiu o Peel
Via: Mundo Gump
Hoje, com a demanda cada vez maior por espaços nos grandes centros aglomerados de veículos, veículos compactos no qual o Peel é apenas o exemplo mais extremo, estão voltando a ser uma opção.
Curiosamente, até a presidente Dilma já dirigiu o Peel
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