- Caverna de lava derretida é de até 9 quilômetros de profundidade e 55 quilômetros de diâmetro
- Câmara vulcânica é mapeada usando a atividade sísmica
A caverna de rocha fundida no super vulcão escondido debaixo de Yellowstone é ainda maior que os cientistas pensavam.
Um estudo medindo atividade sísmica em torno do parque nacional 3.468 milha sq revelou que a câmara de magma foi 2,5 vezes maior do que as estimativas anteriores.
Alongamento 55 milhas de largura e 30 milhas de largura, e atingindo profundidades de até 9 milhas, qualquer erupção do vulcão super seria catastrófico para o mundo inteiro.
Erupção Monster: Signs of the Yellowstone vulcão ativo pode ser visto nas piscinas termais do parque e atividade sísmica
" Temos vindo a trabalhar lá por um longo tempo, e nós sempre pensei que seria maior ... mas esse achado é surpreendente, ' Professor Bob Smith, da Universidade de Utah, disse à BBC .
Quando o super vulcão última erupção cerca de 640 mil anos atrás, uma nuvem de cinzas cobriu toda a América do Norte, afetando o clima.
Mas, se o vulcão entrar em erupção alargada foram hoje, as conseqüências seriam devastadoras para o mundo inteiro.
" Todo o material que é baleado na atmosfera [durante uma erupção] acabaria por circundar a Terra e afetam o clima, "Dr. James Farrell, da Universidade de Utah, disse.
Os cientistas mais próximos pode vir a prever o efeito de uma erupção está estimando que os exemplos anteriores eram 2.000 vezes mais potente que a do Monte St. Helens, em 1980.
A extensão da cerveja lava derretida sob o parque nacional, que abrange partes de Wyoming, Montana e Idaho, foi descoberto através da gravação de atividade sísmica causada pelo vulcão ativo.
De longo alcance: Quando o super vulcão entra em erupção o mundo inteiro vai ser afetado, mas os cientistas dizem que haverá uma abundância de sinais de alerta, apesar do que filmes como 2012, acima, sugerem
Explosivo: A força das erupções anteriores são estimados em cerca de 2.000 vezes mais potente do que o de Monte St. Helens, acima
Ao medir as ondas sísmicas que viajam através do solo, os cientistas foram capazes de traçar o curso da lava.
" As ondas viajam mais lento através de material quente e parcialmente fundido ... com isso, podemos medir o que está abaixo, "Dr. Farrell explicou.
Os resultados da equipe, que foram apresentados na reunião da União Geofísica Americana em San Francisco, também descobriu que a câmara de lava chegou a mais para o nordeste do parque que se pensava.
Enquanto ninguém sabe quando o vulcão ativo vai estourar próxima de volta à vida, o Professor Smith disse que as suas conclusões não fez " o maior perigo Yellowstone.
Alguns previram que uma erupção é iminente e ocorrerá a cada 700 mil anos, mas o cientista disse que esses números foram baseados em apenas três erupções conhecidas, o que aconteceu 2,1 milhões anos atrás, 1,3 milhões de anos e 640 mil anos atrás.
O parque nacional também disse que os cientistas têm abundância de aviso de que o vulcão estava se aquecendo para algo grande, como atividade sísmica e outros indicadores aumentaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário