Como o nome sugere, o futebol alpino é uma variação do esporte competitivo mais popular do mundo que é jogado em encostas íngremes de montanhas para torná-lo mais difícil.
A maioria dos esportes competitivos geralmente ocorre em campos nivelados, mas no caso do futebol alpino, uma das principais condições é que o campo seja íngreme. Parece impossível, mas um grupo de fãs de futebol nos Alpes austríacos afirma que é a melhor maneira de praticar seu esporte favorito. Eles tiveram a ideia de um futebol alpino extremo durante a Copa do Mundo de 2014, enquanto assistiam a um jogo chato e pensavam em maneiras de apimentá-lo um pouco.
“Estávamos assistindo aos jogos e os achamos muito chatos”, disse o co-inventor do futebol alpino Franz Mair . “Então, Peppi – Peppi Knünz, o outro inventor do esporte – me disse: 'A maneira como eles jogam não é difícil o suficiente e eles deveriam tentar subir e descer nossas montanhas. Eles logo ficariam sem fôlego...' E então pensamos: 'Eles podem até não conseguir jogar – mas nós e nossos rapazes, nós conseguiríamos!'”
O terreno plano é muito difícil de encontrar nos Alpes, por isso é mais frequentemente usado para coisas mais importantes do que jogar futebol, então os fãs do esporte em uma dessas áreas montanhosas decidiram transformar limões em limonada e usar o terreno para inventar uma nova variação. Agora, os moradores se orgulham de jogar apenas futebol alpino.
“Qualquer um pode jogar em campos planos”, diz Alois Gantner, treinador da equipe 'Supa Burschis'. “Em Montafon, jogamos apenas nas encostas mais íngremes que podemos encontrar.”
As regras do futebol alpino extremo são as mesmas da versão regular, com a única diferença sendo a necessidade de pernas fortes e grande resistência para lutar contra a gravidade no campo irregular.
O futebol alpino extremo parece intrigante, divertido, até, mas o que acontece quando a bola começa a rolar ladeira abaixo a cada poucos minutos, talvez até segundos? Quem desce atrás dele, apenas para ter que fazer a subida de volta ao campo? As coisas começam a piorar muito rápido se isso começar a acontecer com frequência, imagino…
Nenhum comentário:
Postar um comentário