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segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Projeto da UE prevê carros sem motorista nas estradas em dez anos

Veículos seriam transportados automaticamente pela estrada em comboio

Imagem mostra como combio seria formado nas estradas (imagem: cortesia Ricardo engineering)

Um projeto recém-lançado pela União Europeia quer desenvolver uma tecnologia para permitir que carros consigam trafegar por longas distâncias em estradas sem a necessidade de intervenção do motorista.

A ideia é criar um sistema de sensores para que os carros andem pelas rodovias em uma espécie de “piloto-automático”, em um comboio comandado pelo veículo da frente.

O sistema permitiria que novos veículos se juntem ao comboio ou o deixem ao longo do percurso, conforme as necessidades individuais.

Segundo os responsáveis pelo projeto, a nova tecnologia poderia estar disponível para uso comercial dentro um prazo de dez anos.

Além de facilitar e acelerar as viagens de longa distância, o sistema reduziria também os congestionamentos nas estradas, ofereceria mais conforto aos motoristas, reduziria os acidentes e melhoraria o consumo de combustíveis, reduzindo por consequência a emissão de gases poluentes.

O novo projeto, batizado de Sartre (Safe Road Trains for the Environment), deve começar a ser testado em pistas da Grã-Bretanha, da Espanha e da Suécia, e ainda em estradas espanholas, a partir de 2011.

Ideia antiga

A ideia de criar sistemas que permitissem a movimentação automática de veículos nas estradas já é antiga, mas o projeto Sartre é o primeiro que prevê que isso seja feito sem a necessidade de alteração na configuração das estradas, barateando seu custo e facilitando sua implementação.

O projeto prevê veículos equipados com sistemas de navegação e unidades de transmissão e recepção de dados que se comunicam em um comboio com um veículo-líder.

O veículo-líder seria dirigido por um motorista profissional, que monitoraria a condição da estrada e do comboio.

Os demais carros, ônibus ou caminhões seguindo o comboio seriam movimentados automaticamente, permitindo que seus motoristas tirassem as mãos da direção e se envolvessem em outras atividades, como ler um livro, assistir TV ou mesmo dormir.

Os sensores controlariam a distância e a velocidade entre os carros, permitindo que eles trafeguem todos na mesma velocidade, mantendo a menor distância possível entre eles de maneira segura.

A ideia é que cada veículo se comporte como se fosse um vagão de um trem, com o veículo-líder fazendo o papel de locomotiva.

Fonte

Um comentário:

  1. Olá,

    Gostei do artigo!
    Seria realmente confortável pois, dirigir as vezes, é algo penoso.
    É a tecnologia a serviço do homem.
    Parabéns! Super original o tema.
    Abraços, Fernanda pautajornalistica.blogspot.com

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