Há uma abundância de tesouros naturais escondidos nos lugares mais insuspeitos da Terra. Um deles é uma mina de enxofre Indonésia, Ijen, que produz uma, espectral lava azul. As imagens desta mina é tão deslumbrante, eu poderia contemplar durante horas.
A foto acima mostra o vulcão Kawah Ijen. Durante o dia, a montanha indonésia funciona como uma mina de enxofre, mas, à noite, se transforma em uma paisagem alienígena surreal.
“Conforme a luz do dia se afasta, uma incandescência estranha parece surgir das profundezas da cratera. O enxofre líquido de alta temperatura que flui de um respiradouro ativo na borda do maior lago de ácido clorídrico do mundo se acende em chamas que podem chegar a até 5 metros”.
Ao pé desse brilho, os mineiros trabalham entre os fumos tóxicos. Eles monitoram o fluxo de enxofre fundido enquanto este é derramado de tubos a 115°C, e a sua subsequente cristalização.
Em seguida, eles coletam, carregam e transportam a substância, que depois vendem por 680 rupias indonésias o quilo. As cargas que transportam, pesam entre 80 e 100 quilos e acabam custam-lhes sua saúde e, por vezes, suas vidas.
“Ao trabalhar à noite, eles conseguem transportar duas cargas a cada 24 horas, dobrando seu salário, evitando o calor diurno do caldeirão, e se mantendo independente, apesar da condição a que se submetem”, explica Grunewald.
O enxofre, entre o mais puro da Indonésia, é destinado para a indústria química e de alimentação.
Ijen é uma parte do complexo do vulcão Ijen - um grupo de estratovulcões em East Java, Indonésia - com uma cratera ativa, que é de 200 metros de profundidade. O complexo também abriga o maior lago ácido cor de turquesa do mundo, cheio de ácido sulfúrico. O lago é um local de mineração de enxofre; mineiros carregam cestas de cheuias de enxofre à mão do chão da cratera. Dois Vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário