Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Ômicron provoca alta nos casos de covid nos Emirados

 Os Emirados Árabes Unidos registraram 1.846 novos casos de coronavírus somente nesta terça-feira (28). País árabe vem adotando novas medidas de prevenção.

São Paulo – A variante ômicron da covid-19, altamente transmissível, está provocando um pico de casos de covid-19 nos Emirados Árabes Unidos desde o início de dezembro. Somente nesta terça-feira (28) foram 1.846 novos casos e uma morte. A média móvel dos últimos sete dias é de 1.232 casos.

De 14 a 27 de dezembro, foram 10.171 novos casos, o que para o país de cerca de nove milhões de habitantes e que está em seu período de alta temporada no turismo, é um alto índice. Para se ter uma ideia, em 1º de dezembro a média móvel diária dos sete dias anteriores era de 67 casos.

©Karim Sahib/AFP

Emirados: 92% da população vacinada

O país árabe vem adotando novas medidas de prevenção ao vírus. O Ministério da Saúde e Prevenção dos Emirados (MoHAP, na sigla em inglês) anunciou em nota que continuará aumentando o escopo de testagem em todo o país para facilitar a detecção precoce dos casos de covid-19 e dar o tratamento adequado. O MoHAP também alertou a sociedade para cooperar com as autoridades de saúde, aderindo às instruções do país na utilização de máscaras em lugares públicos, abertos ou fechados, e na prática do distanciamento social.

Autoridades de saúde do país estão convocando residentes para tomar a dose de reforço da vacina. Mesmo com a alta, o país segue sendo um dos que melhor lidou com a pandemia, com cerca de 92% da população vacinada com pelo menos duas doses. A variante ômicron, apesar de ser mais contagiosa, é considerada menos letal, principalmente entre a população vacinada.

Os Emirados foram dos primeiros países a reabrir fronteiras durante a pandemia. Até a presente data, foram registrados 754.911 casos e 2.160 mortes pela doença desde o início da pandemia. As informações são da agência de notícias estatal do país, a WAM, com dados da Universidade Johns Hopkins.

As celebrações de Ano Novo serão mantidas em Dubai. O emirado contará com dezenas de pontos de queima de fogos, inclusive no Burj Khalifa e na região da roda gigante Ain Dubai.

Não há registro de aumento considerável no número de casos de covid-19 nos países vizinhos do Golfo.

Abu Dhabi adota novas restrições de entrada

O emirado de Abu Dhabi, que já mantinha restrições mais rígidas para a entrada e circulação de pessoas, agora atualizou seus procedimentos. De acordo com o Comitê de Emergência, Crises e Desastres de Abu Dhabi, agora a entrada na capital pelos demais emirados requer o certificado de vacinação para pessoas vacinadas e um teste PCR negativo feito até 96 horas antes para os não vacinados.

Além disso, o comitê retomou a barreira de acesso à Abu Dhabi nas rodovias, para os visitantes de outros emirados, em que passam por uma testagem via scanner, que detecta sintomas de covid-19. O teste é rápido, dura cerca de 2 segundos por pessoa. Os chamados EDE Scanners utilizam uma tecnologia de escaneamento facial capaz de detectar o vírus, segundo as autoridades de saúde.

Expo 2020 Dubai

Alguns locais da Expo 2020 Dubai podem ser fechados para higienização se casos de covid-19 forem detectados, disseram os organizadores ao jornal Khaleej Times nesta terça-feira (28). O Khaleej Times é o mais antigo jornal publicado em inglês nos Emirados. A precaução faz parte das rigorosas medidas de segurança contra a covid-19 da Expo, que visa proteger todos os funcionários, voluntários e visitantes.

AFP

Show de Natal na Expo 2020

Na semana passada, um restaurante no pavilhão do Japão foi fechado temporariamente após vários funcionários terem testado positivo para a covid-19. Os organizadores também disseram que estão dobrando seu compromisso de continuar sediando uma exposição mundial excepcional e segura.

O megaevento aumentou para quatro o número de postos de testagem no local e está oferecendo testes PCR gratuitos para todos os funcionários do pavilhão do país. Todos os funcionários da linha de frente e artistas continuam sendo testados regularmente.

Mesmo assim, alguns eventos de maior contato, como desfiles e artistas itinerantes pelas ruas e alguns espetáculos, foram temporariamente suspensos como medida de precaução de curto prazo, segundo comunicado à imprensa. Todos os visitantes e funcionários devem usar máscaras em locais fechados e abertos.

A Expo 2020 Dubai registrou 8.067.012 visitas desde sua abertura até 27 de dezembro, segundo fontes oficiais. O megaevento vai até 31 de março de 2021.

Turistas brasileiros

Para quem viaja de São Paulo para Dubai pela companhia aérea Emirates, as medidas se mantêm. É necessário realizar o teste PCR até 72 horas antes do voo, e outro teste será feito na chegada ao aeroporto de Dubai. Lembrando que muitos lugares em Dubai e demais emirados estão exigindo o certificado de vacinação.

Anba

Nenhum comentário:

Postar um comentário