Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Este pássaro é capaz de andar sôbre as águas

Usando seus pés grandes e passos rápidos, os mergulhões de Western e Clark podem correr até 20 metros na água, tornando-os o único pássaro e o animal mais pesado da Terra capaz de fazê-lo.

Se você excluir Jesus Cristo, cuja façanha bíblica de andar sobre a água é literalmente considerada um milagre do Novo Testamento, apenas um punhado de criaturas é conhecido por ser capaz de andar ou correr sobre a água. A maioria deles são pequenos insetos, mas há também um pequeno basilisco apelidado de lagarto Jesus Cristo por razões muito óbvias, mas o maior de todos eles são duas espécies de aves – o mergulhões ocidentais e de Clark. Eles podem correr na água por até 7 segundos e distâncias de cerca de 20 minutos como parte de um impressionante ritual de acasalamento.

Foto: LHPT/Wikimedia Commons

Ao contrário das aranhas e mosquitos que dependem de suas estruturas extremamente leves para aderir à superfície da água, os mergulhões de Western e Clark contam com outras vantagens únicas para correr na água. Essas aves geralmente pesam entre um quilo e meio e quatro quilos, tornando-os consideravelmente mais pesados ​​do que outros animais capazes de andar sobre a água. Na verdade, eles são os animais mais pesados ​​capazes desse feito notável .

Durante anos, a capacidade dos grebes de Western e Clark de permanecerem à tona por distâncias consideráveis ​​enquanto corriam na água iludiu os especialistas. Então, em 2015, uma equipe de cientistas americanos analisou imagens gravadas com câmeras de alta velocidade para tentar entender como os pássaros moviam os pés. Eles descobriram que os grebes dependiam de seus pés grandes e passos extremamente rápidos para realizar seu pequeno milagre.

 

Espécimes dessas duas espécies de pássaros usam suas patas largas e lobadas para bater na superfície da água, o que gera cerca de metade da força necessária para neutralizar seu peso. A maneira como eles levantam os pés da água – para o lado – também ajuda a reduzir o atrito. Mas isso por si só não é suficiente. Os grebes também são capazes de mover seus pés a uma velocidade muito alta, dando até 20 passos por segundo.

Curiosamente, tanto os mergulhões de Western quanto de Clark só realizam sua corrida de água, também conhecida como 'correr', durante seus rituais de acasalamento, o que significa que os cientistas não podem simplesmente levar espécimes para um laboratório e fazê-los replicar o ritual. Como o ruching até agora só foi analisado na natureza, usando imagens de vídeo, algum mistério ainda permanece em torno da maneira como os grebes usam seus pés debaixo d'água.

 

Embora 7 segundos de corrida na água possam não parecer muito longos, na verdade é extremamente impressionante para um pássaro tão grande e pesado como o grebe, e alguns cientistas referem-se à sua capacidade como uma espécie de 'mágica'.

Uma vez considerados a mesma espécie, os mergulhões de Western e Clark são quase idênticos e as características únicas de cada um são tão sutis que apenas observadores experientes podem diferenciá-los.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário