Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Em Nova York, Richa diz não ver necessidade de privatizações no Paraná

Agência Estadual de Notícias
Agência Estadual de Notícias - No Copel Day, governador encerra pregão da Bolsa norte-americana NYSE
No Copel Day, governador encerra pregão da Bolsa norte-americana NYSE


Nova York - O governador Beto Richa (PSDB) afirmou que "não há necessidade de privatização de empresas estatais" do Paraná, pois as finanças estaduais estão bem. "Não há necessidade de venda de excedente de ações da Copel", acrescentou o governador.


Richa destacou que o Estado tem uma lei segundo a qual os papéis ordinários da companhia não podem ser negociados abaixo do valor patrimonial, como ocorre hoje. Ele fez os comentários durante apresentação da estatal na NYSE, em Nova York, no Copel Day. Na entrada da instituição, estão hasteadas a bandeira do Brasil e do Estado do Paraná.
O evento chamado Copel Day marca os 20 anos do lançamento de ações da empresa no maior centro financeiro do planeta. A estatal foi a sexta companhia brasileira – a primeira do setor de energia elétrica do País – a ter ações negociadas na NYSE, em 1997. Além do encerramento do pregão, Richa fez uma apresentação sobre a estatal na Bolsa.
O presidente da Copel, Antonio Guetter, explicou que a negociação das ações na Bolsa de Nova York ajudaram a melhorar a gestão financeira da companhia. "Os 20 anos de presença na Bolsa norte-americana têm mais do que um significado simbólico", afirmou. "Além de possibilitarem a expansão de nossa atuação nas últimas duas décadas, as rígidas exigências de governança da NYSE para as empresas listadas modelaram a gestão financeira e a governança corporativa da Copel, que hoje é uma referência nestes dois aspectos", explicou.

PIONEIRISMO
As ações da Copel começaram a ser negociadas em Wall Street no dia 30 de julho de 1997. Naquela data, a empresa paranaense efetuou uma emissão primária de ações preferenciais (IPO – Initial Public Offer) no valor equivalente a US$ 580 milhões, a maior emissão feita até então por uma empresa latino-americana naquela Bolsa.
Em 2002, o escândalo de fraudes contábeis envolvendo a Enron e outras empresas levou à publicação da Lei Sarbanes-Oxley, uma rígida regulamentação imposta a todas as empresas listadas na NYSE, exigindo maior transparência nas divulgações de resultados e implantação de regras de governança. (Com Agência Estadual de Notícias)
Ricardo Leopoldo
Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário