Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 28 de setembro de 2008

EUA entregam aviões de reconhecimento ao Iraque - Yahoo! Notícias

EUA entregam aviões de reconhecimento ao Iraque - Yahoo! Notícias

Bagdá, 28 set (EFE).- O Iraque recebeu dos Estados Unidos uma esquadrilha de aviões de reconhecimento com sistema de alta tecnologia, informou hoje o Ministério da Defesa iraquiano.
As aeronaves, do tipo King Air, foram entregues ao ministro da Defesa iraquiano, Abdul Qadir, em cerimônia com participação de altos comandantes da Força Aérea do Iraque e oficiais do Exército dos EUA, segundo um comunicado que, no entanto, não diz quando o ato aconteceu.
De acordo com a nota, o ministro da Defesa iraquiano destacou na cerimônia que os aviões, "adquiridos com fundos iraquianos", são dotados de um sistema de alta tecnologia que permite tirar fotografias e cobrir amplas superfícies.
Os aviões também têm capacidade de enviar as imagens captadas para os centros de operações, segundo Qadir.
O ministro disse ainda que os pilotos iraquianos já começaram a receber treinamento sobre o uso dessas aeronaves.
Qadir, que não revelou o valor da compra, ressaltou que as aeronaves possuem tecnologia próxima a dos aviões de reconhecimento americanos Awacs.
No dia 18 de setembro, o jornal oficial "Al-Sabah" informou que o Governo iraquiano planeja comprar armamento de alta tecnologia de oito países ocidentais, como aviões de combate, a fim de equipar suas forças de defesa.
Recentemente, os EUA venderam às autoridades iraquianas 36 aviões F-16 por US$ 7 bilhões.
Os equipamentos do Exército iraquiano foram minguando após a invasão americana ao Iraque em 1991 e as guerras empreendidas pelo ex-presidente iraquiano Saddam Hussein nos anos 1980 contra o Irã, assim como depois da invasão do Kuwait, em 1991. EFE am/wr/rr Q:POL:pt-BR:11001005:Política:Defesa:Equipamento militar POL:pt-BR:11001004:Política:Defesa:Forças armadas POL:pt-BR:11006007:Política:Governo:Departamentos de governo-ministérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário