Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 31 de julho de 2010

Sete pessoas possuem as chaves da internet

Estes smart cards são mesmo as chaves da internet. Há sete deles, e eles têm o poder de reiniciar toda a world wide web "no caso de um evento catastrófico".

A ideia básica é que, caso haja um desastre na internet, o DNSSEC (segurança do sistema de nomes de domínio) poderia ser danificado ou exposto, e não teríamos uma forma de saber se uma URL aponta para o site correto. Aí entram em ação os donos das chaves:

Um mínimo de cinco dos sete donos do cartão - cada um da Grã-Bretanha, EUA, Burkina Faso, Trinidad e Tobago, Canadá, China e República Tcheca - teria que se reunir em uma base americana com suas chaves para reiniciar o sistema e conectar tudo de novo.

Pelo menos cinco pessoas são necessárias porque cada um dos smart cards contém apenas uma fração da chave de recuperação usada para consertar a internet. Ou seja, não é só uma pessoa que tem o poder de resetar nosso mundo cibernético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário