Um futuro cheio de dirigível. Eis o Airlander, um veículo híbrido de ar que é u dirigível, parte de avião, e parte de helicóptero. Os especialistas estão chamando de uma "virada de jogo" - e que poderia revolucionar a indústria de transporte.
Desenvolvido por híbrido Air Vehicles Ltd., o Airlander foi recentemente revelado no maior hangar de aviões da Grã-Bretanha. Do Iron Maiden Bruce Dickinson, um piloto ávido e investidor HAV, estava lá para atender a imprensa.
"É uma virada de jogo, em termos de coisas que podemos ter no ar e coisas que podemos fazer",disse ele à BBC . "O dirigível esteve sempre com a gente, só estava esperando a tecnologia para alcançá-lo."
A aeronave maciça usa tanto a aerodinâmica e tecnologia mais leve do que o ar (LTA) para gerar sustentação (ele é cheio de hélio inerte, o hidrogênio não explosivo). Mede 302 pés (92 metros) de comprimento, que é cerca de 60 metros mais longo do que os maiores aviões (Airbus A380 e do Boeing 747-8). E é quase 30 metros mais longo do que o maciço cargueiro Antonov An-225, o avião mais longo já construído. Bem, pelo menos até agora.
2SEXPANDIR
A viagem inaugural do Airlander está prevista para o final deste ano.
Uma vez no alto, ele pode ficar lá por até três semanas. Vai ser capaz de transportar 50 toneladas a praticamente qualquer lugar do mundo - que é 50 vezes mais do que um helicóptero. É verde, não precisa de uma pista, e pode ser controlada remotamente. Ele pode até mesmo voar com um monte de buracos de bala nele, também (insinuando aplicações militares em potencial).
Na verdade, foi um projeto dos EUA, mas os desenvolvedores britânicos comprou de volta. Eles estão esperando para vendê-lo a empresas de petróleo e mineração para entregar equipamentos pesados para áreas remotas e altamente inacessíveis. Também poderia ser utilizado para fins humanitários, como o envio de suprimentos para as áreas atingidas pela pobreza ou zonas de desastre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário