Ao usar a inteligência artificial, o aplicativo pode tirar uma foto simples do usuário e sobrepor-a à face de qualquer personagem de um vídeo ou GIF, com resultados realmente impressionantes. Por exemplo, um usuário afirma que levou apenas menos de 8 segundos para trocar de cara com Leonardo DiCaprio e realizar seu sonho de estrelar sucessos de bilheteria como o Titanic.
Mas com a tecnologia deepfake já se tornando controversa devido ao seu potencial de enganar milhões de pessoas, mostrando pessoas famosas dizendo ou fazendo algo que nunca fizeram de verdade, Zao provocou preocupações legítimas.
Até o momento, a tecnologia deepfake não estava amplamente disponível, mas o aplicativo chinês está tão facilmente disponível para as massas que muitos acreditam que possa ser um risco à segurança.
Enquanto a maioria dos especialistas estava preocupada com o aspecto de privacidade do Zao, alegando que o contrato do usuário dava aos desenvolvedores direitos globais sobre os dados biométricos coletados e as imagens gratuitas criadas pelo aplicativo (disposições que desde então foram alteradas pela empresa), dia após dia. os usuários ficaram mais assustados com o potencial de fraude.
Os próprios desenvolvedores de Zao tentaram tranquilizar os usuários de que o aplicativo usa uma imagem estática para seus vídeos e GIFs deepfake, e que a troca de rosto com base em uma única foto não poderia enganar o software avançado de reconhecimento de rosto.
Muitos chineses usam o sistema de reconhecimento facial Smile to Pay da Alipay, que permite o pagamento pelo usuário olhando para uma câmera, e muitos temiam que a transformação realista pudesse enganar os algoritmos da Alipay. Alguns enviaram um e-mail a Alibaba sobre isso, e a gigante chinesa teve que emitir uma declaração esclarecendo que, por mais realista que seja o trocador de face, não havia como um aplicativo deepfake conseguir enganar seu sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário