Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Praia afundando no México

Fotos chocantes de uma praia popular no estado mexicano de Oaxaca afundando no oceano têm circulado nas mídias sociais, deixando as pessoas coçando a cabeça em descrença. Acontece que o naufrágio está sendo causado por um fenômeno conhecido como “mar de fondo”, ou “swell”.

Os swells raramente ocorrem em destinos populares à beira-mar, o que só torna o mergulho repetido da praia em Puerto Escondito, em Oaxaca, muito mais peculiar. As ondas, também conhecidas como ondas de gravidade da superfície, são criadas por tempestades a milhares de quilômetros das praias em que quebram e não são influenciadas pelos ventos locais.

Eles causam um aumento no nível do mar, mas são diferentes da maré alta, corroendo a areia que eles têm e fazendo com que grandes extensões de praia simplesmente afundem no oceano. Foi o que aconteceu em Puerto Escondito na semana passada, mas a parte realmente estranha é que exatamente a mesma coisa ocorreu no mesmo lugar, em maio do ano passado.



As ondas ocorrem em todo o mundo, mas são particularmente fortes na costa do México, pois os fortes ventos que sopram entre a Austrália e o continente americano empurram as ondas para percorrer distâncias de mais de 10.000 quilômetros, sem qualquer obstáculo, até atingirem praias de Oaxaca e Guerrero. No entanto, com exceção de Puerto Escondito , eles não afetam o destino popular à beira-mar.



A Infobae relata que as ondas podem parecer enganosamente inofensivas, pois as ondas não são particularmente altas, por isso são indistinguíveis das ondas regulares, devido ao seu comprimento de onda considerável, elas produzem um aumento no nível do mar e causam séria erosão das faixas de areia, como você pode ver em Estas fotos.



Oddity Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário