O Brasil também terá em breve sua própria tecnologia de um trem que levita.
O Instituto nacional de Tecnologia, do Rio de Janeiro, começou a fabricar o primeiro protótipo do trem urbano de levitação magnética.
O veículo de levitação magnética, que está sendo chamado de Maglev Cobra, tem capacidade para 28 pessoas e circula em velocidade até 70 km/h.
A ideia dos criadores é que o trem possa aproveitar trajetos de vias férreas e do metrô já construídos.
Segundo o site Inovação Tecnológica, o Cobra deve fazer sua estreia em março de 2010, em um percurso experimental dentro da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ).
O governo do Estado do Rio está de olho atento ao projeto: estuda usar o trem para ligar o Aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, ao Santos Dumont, no Centro do Rio.
Países como Alemanha, China e Coréia já utilizam tecnologias semelhantes, mas são trens para grandes distâncias e só levitam quando atingem altas velocidades.
Impulsionado por forças magnéticas atrativas e repulsivas, ativadas através de supercondutores, o maglev Cobra é especificamente para o transporte urbano, podendo trafegar até 70 km/h com um diferencial de estar sempre levitando, seja parado ou em movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário