Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Chevron condenada a pagar 6 bilhões de euros por danos à Amazónia


O grupo petrolífero norte-americano Chevron foi condenado por um tribunal do Equador a pagar oito bilhões de dólares (seis bilhões de euros) por danos ambientais, anunciou hoje um advogado dos queixosos.


Os danos foram causados pela Texaco, que a Chevron comprou em 2001, entre 1964 e 1990.

O juiz do tribunal provincial de Sucumbios, no Norte do país, encarregado do assunto, condenou a Chevron a pagar mais de oito bilhões de dólares por danos ambientais, declarou o advogado Pablo Fajardo, citado pela AFP.

O porta-voz da Chevron para a América Latina, James Craig, confirmou que uma sentença de condenação foi emitida no quadro de um processo por danos ao ambiente intentado contra a empresa, relacionado com as operações da Texaco Petroleum Company, entre 1964 e 1990.

Enquanto proprietária da Texaco, a Chevron é condenada pelos danos provocados pela Texaco à Amazónia equatoriana.

Vamos recorrer da sentença, afirmou o porta-voz, em declarações telefônicas a partir de Nova Iorque.

Por outro lado, a empresa considerou, em comunicado, que o julgamento é ilegítimo e inaplicável, considerando que resulta de uma fraude e é totalmente contrário à prova científica.

Esta condenação ultrapassa a multa recorde exigida inicialmente à ExxonMobil, por causa da maré negra no Alasca, em 1989, que se aproximou dos cinco bilhões de dólares, antes de ser reduzida para os 500 milhões.


Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário