Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 15 de maio de 2011

Quarto estadual em seis anos: Peixe revive dias de glória e cola no Tricolor


Santos campeão paulista de 2011. Como em 2006, 2007 e 2010. É o segundo bicampeonato da equipe em cinco anos. Desde sua época de ouro (entre meados dos anos 50 e o final da década de 60), o Peixe não conquistava tantos estaduais num espaço de tempo tão curto. Naquela época, o Alvinegro Praiano foi campeão paulista em 1955, 56, 58 (primeiro com Pelé), 60, 61, 62, 64, 65, 67, 68 e 69. Quatro anos depois, dividiu o título estadual de 1973 com a Portuguesa, última conquista de Pelé com a camisa santista.

Entre o fim da Era Pelé e a retomada alvinegra, que começou com o Brasileirão 2002, o Santos conquistou apenas dois títulos de expressão: os Campeonatos Paulistas de 1978 e 1984. Com isso, os alvinegros sempre remoíam sarro dos rivais, que costumavam dizer que o Peixe havia “acabado” depois de Pelé.

As conquistas recentes revigoraram o Santos e os alvinegros deixaram de ser “as viúvas do Rei”, como sustentavam os adversários. De 2002 para cá, a equipe conquistou dois Campeonatos Brasileiros, quatro Paulistas e uma Copa do Brasil. É um dos clubes brasileiros mais vitoriosos da última década. O Peixe agora tem 19 títulos estaduais e se aproxima bastante do São Paulo, que tem 21.

Essa nova fase de conquistas do Santos tem alguns símbolos. Robinho, Elano e Léo, da geração de 2002, conquistaram títulos no início da retomada e depois. O atacante, bicampeão brasileiro em 2002 e 2004, voltou no ano passado para seis meses de empréstimo. Tempo suficiente para que ele conquistasse o Paulistão e a Copa do Brasil. O ala também havia conquistado os mesmos títulos, antes e depois de se aventurar pela Europa. Agora, supera o amigo Robinho com o Paulistão 2011. Já o meia, outro que fez parte das campanhas de 2002 e 2004, voltou no fim do ano passado e conquista agora o estadual.

Há ainda outros símbolos, representantes da novíssima geração de Meninos da Vila. Neymar e Paulo Henrique Ganso são a confirmação de uma antiga tradição santista: a de formar craques que sempre levam o Alvinegro a conquistas. Como Pepe, Clodoaldo, Edu, Pita, Robinho, Diego e, claro, o maior de todos, Pelé. (
Gazetaweb)

Veja os Melhores Lançes



Nenhum comentário:

Postar um comentário