Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

LIXEIRAS DE LONDRES EXTRAEM DADOS DOS TELEFONES DOS TRANSEUNTES POR WI-FI!

As lixeiras vão espiar. Pelo menos quando está no centro de Londres. Analisão  o seu smartphone e recolhem seus dados.

O projeto denominado ‘ Renew ’consiste em 200 caixas com telas digitais instaladas na cidade de Londres antes dos Jogos Olímpicos de 2012. 

Inicialmente, a empresa oferecia aos seus clientes comprar tempo nas telas para mostrarem a sua publicidade, enquanto que a cidade recebeu 5% do tempo, para fornecer informações de interesse geral. 

No entanto, a empresa mudou recentemente a experiência e 12 caixas equipadas com instrumentos para monitorizar os celulares dos transeuntes
A lixeira regista o número de identificação único, conhecido como “endereço MAC”, de todos os dispositivos próximos que permitam o Wi-Fi ou Bluetooth. Entre outras coisas, isso permite identificar se é a mesma pessoa que passou pelo mesmo lugar num dia, calcular a sua rota preferida e até mesmo a velocidade com que anda: Segundo detalhes da Renew, as papeleiras remetem as informações a cada três minutos . 

A empresa afirma que usa a combinação de informações extraídas do telefone (em primeiro lugar, páginas da web visitadas pelo usuário) para vender aos anunciantes que podem personalizar a publicidade que eles fazem na área.

Note-se que para os transeuntes a interceptação de seu telefone passa despercebido: As lixeiras Renew  não solicitam qualquer permissão nem envia uma mensagem de aviso para o telefone espionado . 

Segundo a empresa argumenta que não está violando quaisquer regras de proteção de dados como o endereço MAC, embora seja única, não revela nem o nome do usuário ou qualquer informação de identificação. 

“Do nosso ponto de vista, qualquer um pode comprar estes dados, são abertos a todos. Como não inclui o nome e endereço, é legal “, disse Kaveh Memari, CEO da Renew, o site Quartz .
Num comunicado oficial divulgado segunda-feira, a empresa, que tem representação em Londres e Nova York e Singapura, relata que foi uma experiência de curto prazo e que nenhuma lixeira contém atualmente instrumentos de espionagem operacional. Insiste que era um programa piloto de recolha de dados muito  limitado, cifrados e anonimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário