Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Tesouro perdido: 200 toneladas de prata da II Guerra serão resgatados do fundo do mar


O maior tesouro em prata já encontrado no fundo dos mares agora está sendo resgatado das profundezas do oceano. São aproximadamente 200 toneladas de prata, que estavam a bordo do navio mercante britânico SS Gairsoppa, torpedeado em fevereiro de 1941 pelos alemães, durante a Segunda Guerra Mundial.
 tesouro-navio-ss-gairsoppa-segunda-guerra-mundial-perdido-the-history-channel

tesouro-navio-ss-gairsoppa-segunda-guerra-mundial-perdido-the-history-channel

A descoberta e o resgate desta preciosa carga são de responsabilidade da empresa norte-americana Odyssey Marine Exploration, que tem um contrato com o governo britânico para a exploração da área. O navio foi encontrado a 4.700 metros de profundidade, em torno de 480 quilômetros da costa da Irlanda, em 2011, mas a retirada da prata começou apenas recentemente. Pelo acordo de exploração, a empresa tem direito a ficar com 80% do valor da prata resgatada. 

De acordo com o governo inglês, 83 membros da tripulação e dois atiradores estavam a bordo do Gairsoppa quando foi atingido pelo torpedo nas perigosas águas do Atlântico Norte. 

A tripulação, de marinheiros indianos e britânicos, abandonou o navio sob tiros de metralhadora dos inimigos. Apenas uma pessoa, o segundo oficial Sr. RH Ayres, sobreviveu a longa viagem de 13 dias em um salva-vidas até chegar à praia.

Veja o vídeo da exploração submarina no Navio SS Gairsoppa




Fonte:  Seuhistory


Nenhum comentário:

Postar um comentário