Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Terça-feira vai ser o dia mais negro em 372 anos?

Quebre as lanternas. Quando um eclipse total da lua acontece no dia mais curto do ano, o planeta fica emensamente muito escuro.

O próximo 21 de dezembro de lua cheia, além de se distinguir dos outros, em 2010, submete-se a um eclipse total, também acontecerá na mesma data, o solstício (solstício de inverno, se você vive ao norte do equador, esolstício verão se você vive ao sul).

O solstício de inverno é o dia mais curto do ano no Hemisfério Norte e é marca oficial do início do inverno . O sol está em seu nível mais baixo em nosso céu, porque o pólo norte do planeta está inclinada apontando para longe dele.

Por que muitas vezes, a lua cheia em dezembro coincid com o solstício ? Para responder a essa pergunta, vamos usar o Tempo Universal (UT), também às vezes chamada de Greenwich Mean Time (GMT). Fazemos isso porque para responder a esta pergunta, é importante definir um fuso horário específico.

Por exemplo, se você vive em Honolulu, a lua cheia do mês de Dezembro não se enquadra na data do solstício. No Havai o tempo corre 10 horas atrásado do GMT e a lua cheia ocorre em 20 de dezembro às 10:13 horas, horário local, enquanto que o solstício vem no dia seguinte às 01:38 Alasca, também terá a lua cheia e o solstício nestas datas respectivas, mas em um fuso horário uma hora mais tarde do que o Havaí.

Mas tanto a lua cheia como o solstício ocorrem na mesma data (21 de dezembro), em Greenwich, bem como todo o contíguos dos Estados Unidos e Canadá.

Antes deste ano, houve luas e solstício em 1999 (22 de dezembro) e 1980 (21 de dezembro).

Curiosamente, após este ano, vamos ter muito tempo para esperar até que tenhamos uma lua cheia em dezembro que ocorre na mesma data do solstício: 21 dezembro de 2094! E ainda mais interessante, assim como neste ano, que a lua cheia na sombra da Terra causando uma eclipse lunar total. No entanto, diferentemente deste ano, em 2094 o eclipse não será visível no Hemisfério Ocidental, mas poderá ser visto a partir da Europa, África e grande parte da Ásia.

Finalmente, isso levanta a questão - antes de 2010, quando foi a última vez que tivemos um eclipse lunar total ocorreu na mesma data do solstício de inverno? A resposta, incrivelmente, nos leva de volta quase quatro séculos.

Em 21 de dezembro de 1638, a lua cheia estava em eclipse total 1:12 - 02:47 UT. E o solstício ocorreu no final do dia às 16:05 UT. (Fotos incríveis de um eclipse total lunar)

Mais uma vez, é importante notar que isso ocorreu no meridiano de Greenwich. Para as Américas, este eclipse de fato ocorreu na noite do dia 20 de dezembro, enquanto que o solstício ocorreu no dia seguinte.


Foxnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário