A Base Aérea de Santa Maria começou a fazer testes, na manhã desta segunda-feira, 10/05 com uma aeronave não tripulada. O equipamento, com 6 metros de comprimento e 10 metros de uma ponta a outra das asas, pesa quase meia tonelada. O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro-do-ar Juniti Saito, acompanhou os testes do avião, que pousou perto do meio-dia.
O treinamento faz parte do projeto de veículos aéreos não tripulados (Vant), iniciado em dezembro do ano passado com a criação de um grupo de trabalho para estudar a implantação desse sistema na Força Aérea Brasileira (FAB).
O voo foi feito com um modelo Hermes 450, de fabricação israelense, que tem capacidade para atingir 110 km/h e alcançar 5 mil metros de altitude. O aparelho é usado em missões de reconhecimento, vigilância e designação de alvos. O comando, em terra, é feito por meio de computador, já que o Hermes 450 não transporta ninguém a bordo.
O avião testado nesta segunda-feira não ficará na Base Aérea de Santa Maria, mas está prevista a vinda de outras duas aeronaves para teste. O Hermes 450 é fabricado pela Elbit Systems, de Israel. A subsidiária da empresa no Brasil é a empresa Aeroeletrônica, que tem sede em Porto Alegre.
O equipamento em avaliação é o Hermes 450, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems, e que envolve a participação de sua subsidiária no Brasil, a empresa Aeroeletrônica, com sede em Porto Alegre.
O equipamento chegou ao país em 9 de dezembro do ano passado e, ao longo do mês de janeiro, militares da FAB começaram o seu treinamento com o apoio de especialistas israelenses.
A FAB espera concluir a etapa de avaliação até o final do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário