Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Líder tucano erra sobre números do PAC; Globo e Folha vão na onda

No afã de mostra serviço, o recém eleito líder do PSDB na Câmara dos Deputados, deputado João Almeida (BA) errou feio ao criticar os dados apresentados pela ministra Dilma Rousseff na última quarta (4) sobre o balanço de três anos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com base em números do site Contas Abertas ainda de agosto do ano passado, ou seja, fora do contexto, o líder do PSDB divulgou nota dizendo que a ministra não mostrava a realidade.

Os jornais Folha de S.Paulo e o Globo deram espaço nesta sexta (5) para o grosseiro equivoco do parlamentar. Sequer observaram uma nota distribuída pelo próprio Contas Abertas na noite de quarta (3) tanto conta de que “o confronto de informações de agosto de 2009 com as divulgadas hoje pelo comitê gestor do programa, referentes a dezembro de 2009, é absolutamente incorreto.”

Já tardiamente, o site do PSDB publicou nota nesta sexta (5) afirmando que a matéria postada na quinta (4) no site do partido era equivocada ao citar as informações do site Contas Abertas.

O site do PSDB dizia que o governo Lula só conseguiu executar apenas 10% das obras previstas contra os 40,3% anunciados pela ministra Dilma Rousseff. “Segundo o governo, 40,3% das ações previstas foram concluídas, mas levantamento do site Contas Abertas aponta que, quando se leva em conta o número de obras prontas – dado que não conta no balanço-, o índice de conclusão chega a 10% dos cerca de 1.230 empreendimento”, diz equivocadamente matéria da Folha com base na nota tucana.

“Pelas contas do governo, 50% das obras estão concluídas, o PSDB soltou ontem nota acusando Dilma de manipular o programa alegando que só 9,8% das obras terminaram”, diz a matéria do Globo.

Nota do Contas Abertas

“O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida, errou ao utilizar de forma
equivocada informações do Contas Abertas sobre balanço do Programa de Aceleração
do Crescimento (PAC) referente a agosto de 2009. O parlamentar mencionou os dados
de agosto de 2009, publicados pelo Contas Abertas, como se fossem comparáveis aos
divulgados hoje. Com base nas informações distorcidas, o site do PSDB produziu
matéria acusando a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, de ter manipulado os
números”, abre a nota do site Contas Abertas.

Segundo o documento, o erro grosseiro também envolveu um economista do site: “É importante sublinhar que a entrevista que o economista Gil Castello Branco, do Contas Abertas, concedeu sobre o assunto ao portal R7, mencionada no site do PSDB, referiu-se a dados de agosto do ano passado, não tendo qualquer relação com os dados hoje divulgados no balanço do PAC 3 anos.”

Da Sucursal de Brasília,
Iram Alfaia

Via.
Vermelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário