Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 11 de outubro de 2009

Deus não é o criador, Só faltava Essa!!!

O professor Ellen van Wolde, um respeitado estudioso do Antigo Testamento e autor, afirma que a primeira frase de Gênesis: "No princípio, Deus criou o Céu e a Terra" não é uma verdadeira tradução do hebraico.

Ele alega que realizou análise textual que sugere que os escritores do grande livro nunca tiveram a intenção de sugerir que Deus criou o mundo - e de fato a Terra já estava lá quando ele criou os seres humanos e animais.

Prof Van Wolde, 54 anos, que vai apresentar uma tese sobre o tema na universidade de Radboud, na Holanda, onde ele estuda, disse que teve de re-analisar o texto original hebraico e colocoá-lo no contexto da Bíblia como um todo, e no contexto de outras histórias da criação da antiga Mesopotâmia.

Ele disse que chegou à conclusão de que o verbo hebraico "bara", que é utilizado na primeira frase do livro de Gênesis, não significa "criar", mas "especialmente separar".

A primeira frase deverá ser lida: "No princípio Deus separou o Céu e a Terra"

Segundo a tradição judaico-cristã, Deus criou a Terra a partir do nada.

Prof Van Wolde, que já trabalhou com o escritor e acadêmico italiano Umberto Eco, disse que a nova análise mostrou que o início da Bíblia não foi o começo dos tempos, mas o início de uma narração.

"Ele quis dizer que Deus criou os seres humanos e animais, mas não a própria Terra".

Ele escreve em sua tese de que a nova tradução se encaixa com textos antigos.

Segundo ele, havia um enorme corpo de água em que os monstros estavam vivendo, coberto de trevas.

Ele disse que tecnicamente "bara" significa "criar", mas acrescentou: "Algo estava errado com o verbo."

"Deus sempre criou dois, (Deus criou) é sempre seguido por dois ou mais objetos. Por que Deus não cria apenas uma coisa ou animal, mas sempre mais."

Ele concluiu que Deus não criou, ma separou: a Terra do Céu, a terra do mar, os monstros do mar.

Já havia água", disse ele.

"Havia monstros marinhos. A ideia usual de criar do nada, creatio ex nihilo, é um grande mal-entendido. "

Deus veio mais tarde e fez a terra habitável, separando a água da terra e trouxe a luz na escuridão.

Ele disse que espera que as suas conclusões provoque "um debate robusto", já que ele acha que não vai apenas tocar os novos, mas também vai tocar os corações de muitas pessoas religiosas.

Ele disse: "Talvez eu mesmo me machuque. Eu me considero ser religioso e o Criador é muito especial e de muita confiança. Quero manter essa confiança. "

Um porta-voz da Universidade Radboud, afirmou: "A nova interpretação é um completo sacudir da história da criação como nós a conhecemos."

Prof Van Wolde acrescentou: "A visão tradicional de Deus, o Criador é insustentável agora."

Dailyglobal

Contador de visitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário