Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ONU Adverte Sobre Guerra Mundial On-Line


Esqueça armas nucleares e tanques

Por Iain Thomson

Quarta-feira, 7 de outubro de 2009, 10:23

O chefe da agência de telecomunicações da ONU Hamadoun Toure disse a representantes na Conferência Telecom World 2009 da União Internacional das Telecomunicações (UIT) que a próxima grande guerra será muito provavelmente travada on line.

Representantes na conferência, em Genebra, foram informados de que os países foram ficando cada vez mais dependentes da internet para controlar os serviços básicos e que quaisquer futuras guerras poderiam se concentrar mais no mundo online, uma vez que essa batalha permitiria a adversários mais fracos lutarem em igualdade de condições e com maiores poderes.

“A próxima guerra mundial poderia acontecer no cyberespaço, o que seria uma catástrofe. Temos de ter certeza de que todos os países entendam que nessa guerra, não existem tais coisas como uma superpotência”, disse Toure segundo a AFP.

“A perda de redes vitais poderia rapidamente mutilar qualquer nação, e ninguém está imune a um cyberataque”.

Depois de exemplos de cyberataques contra a Estónia e Geórgia os governos estão cada vez mais conscientes de que precisam reforçar suas defesas contra cyberataques. A OTAN já começou a trabalhar nisso e na semana passada o Departamento de Segurança Interna dos EUA anunciou a contratação de mil novos especialistas em segurança de TI.

No entanto, muito do problema com segurança on line reside em softwares mal escritos, o que foi explicado aos representantes.

“O problema real é que estamos colocando no mercado softwares que são tão vulneráveis como eram há 20 anos”, afirma Cristine Hoepers, gerente-geral do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil

“Se você ver as vulnerabilidades que estão sendo exploradas hoje, ainda são as mesmas. As universidades não estão ensinando os alunos a pensar sobre isso. Nós precisamos mudar a força de trabalho, nós precisamos ir para as universidades …, nós precisamos começar a educar nossos profissionais “, disse ela.

http://www.theinquirer.net/inquirer/news/1557663/un-warns-world-war-online


Via

Contador de visitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário