Tragédia no Haiti já está sendo aproveitada por cibercriminosos.
O alerta está sendo feito pela empresa de segurança em informática Symantec que serefere em ter identificado mensagens de spam com o pedido de donativos em resultados de motores de pesquisa que escondem programas maliciosos.
Um dos exemplos encontrados pela fabricante de antivírus diz respeito a uma mensagem de spam enviada em nome da Cruz Vermelha do Reino Unido, com a morada correta no corpo da mensagem.
A organização já afirmou que esta mensagem não é verdadeira, pois nunca pede o envio de dinheiro através do serviço Western Union, tal como surge no e-mail.
Para evitar cair neste tipo de táticas, a Symantec aconselha os utilizadores a não clicarem em links suspeitos que apareçam em mensagens de e-mail ou de programas de mensagens instantâneas.
Caso pretendam verificar o apelo das organizações, a empresa aconselha a escrever o nome da entidade no browser em vez de carregar num link específico dentro das mensagens.
Além disso os utilizadores são aconselhados a não divulgarem dados pessoais, passwords ou informação bancária através do e-mail, pois podem cair nas mãos erradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário