Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Falsos pedidos de donativos para o Haiti escondem vírus

Foram identificados na Internet várias fraudes relacionadas com o sismo do Haiti. Muitos dos sites e mensagens escondem vírus e são enviados em nome de organizações fidedignas.

Tragédia no Haiti já está sendo aproveitada por cibercriminosos.

O alerta está sendo feito pela empresa de segurança em informática Symantec que serefere em ter identificado mensagens de spam com o pedido de donativos em resultados de motores de pesquisa que escondem programas maliciosos.

Um dos exemplos encontrados pela fabricante de antivírus diz respeito a uma mensagem de spam enviada em nome da Cruz Vermelha do Reino Unido, com a morada correta no corpo da mensagem.

A organização já afirmou que esta mensagem não é verdadeira, pois nunca pede o envio de dinheiro através do serviço Western Union, tal como surge no e-mail.

Para evitar cair neste tipo de táticas, a Symantec aconselha os utilizadores a não clicarem em links suspeitos que apareçam em mensagens de e-mail ou de programas de mensagens instantâneas.

Caso pretendam verificar o apelo das organizações, a empresa aconselha a escrever o nome da entidade no browser em vez de carregar num link específico dentro das mensagens.

Além disso os utilizadores são aconselhados a não divulgarem dados pessoais, passwords ou informação bancária através do e-mail, pois podem cair nas mãos erradas.

Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário