Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 4 de julho de 2009

Padre condenado a prisão perpétua por Genocídio em Ruanda

03-07-2009
KIGALI, Ruanda (AFP) - Um padre católico hutu ruandês, Aime Mategeko, foi condenado a prisão perpétua depois de ter sido considerado culpado de participação no genocídio contra os tutsis de 1994.

Um padre católico hutu ruandês, Aime Mategeko, foi condenado a prisão perpétua depois de ter sido considerado culpado de participação no genocídio contra os tutsis de 1994.  Foto:Gian Luigi Guercia/AFP

Mategeko, 45 anos, foi julgado em um tribunal popular "gacaca" de Gihundwe, sudoeste de Ruanda.

Ele foi condenado por incitar as matanças dos tutsis que haviam se refugiado na paróquia de Shangi, na antiga capital de Cyangugu.

Durante o genocídio, Mategeko era padre de Hanika, outra paróquia católica da região.

Inspirados pelas antigas assembleias locais nas quais os sábios solucionavam as divergências sentados na grama (gacaca, no idioma do país), os tribunais "gacaca" são responsáveis por julgar os acusados pelos genocídio de 1994, com exceção daqueles que planejaram o crime a nível nacional.

Executado pelos extremistas hutus, o genocídio deixou mais de 800.000 mortos, segundo a ONU, essencialmente entre a etnia tutsi, entre abril e julho de 1994.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário