Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 26 de julho de 2009

Acordaram o 'Hubble' para olhar a cicatriz de Júpiter


Telescópio espacial fotografou o misterioso buraco no gigante gasoso do sistema solar.

Acordaram o 'Hubble' para olhar a cicatriz de Júpiter

Imagem em infravermelho do local da colisão obtida pelo telescópio infravermelho Keck 2. Divulgação

A NASA ligou o renovado telescópio Hubble antes do tempo para fotografar a misteriosa cicatriz na superfície de Júpiter.


Espaço: Júpiter terá sido atingido por um cometa


O telescópio captou, na quinta-feira, com a a nova lente Wide Field Camera 3, imagens detalhadas do buraco que terá sido causado pelo choque de um asteróide ou cometa com o gigante gasoso


Os cientistas da NASA estavam a calibrar a nova lente, no domingo, quando o astrónomo amador australiano Anthony Wesley viu a misteriosa mancha negra, do tamanho da Terra, e deu o alerta que fez virar muitos telescópios para perto do Pólo Sul de Júpiter, que é o maior planeta do sistema solar.


Imagem da Nasa mostra Júpiter com uma marca causada por um impacto


"Achamos que magnitude do impacto é rara e temos muita sorte em poder observá-lo com o Hubble", disse Amy Simon Miller, da NASA.

"Os pormenores vistos através do Hubble mostram um aglomerado de fragmentos provocados pela turbulência na atmosfera de Júpiter", acrescentou.

As imagens do Hubble superam em muito aquelas captadas a partir da Terra e marcam o regresso em grande do telescópio que foi desligado em Setembro com problemas técnicos e, em Maio, foi alvo de uma inspecção em órbita.

Os cientistas planeavam acordar o Hubble de vez em Setembro e surpreender o mundo com novas imagens. Mas a promessa morreu. O Hubble está de volta.


Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário