Em Londres, Fernando Henrique defende descriminalização das drogas
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, a descriminalização das drogas como forma de reverter o fracasso da guerra contra entorpecentes em todo o mundo.
O ex-presidente esteve em Londres na quinta-feira para participar de um evento da Comissão Latino-Americana para Drogas e Democracia, co-presidida por ele e por outros líderes latino-americanos, como o ex-presidente da Colômbia César Gaviria.
A comissão foi criada em 1998 para levar uma visão latino-americana às discussões da ONU sobre a luta contra as drogas. Entre os integrantes da comissão também estão os escritores Mario Vargas Llosa e Paulo Coelho.
O ex-presidente afirmou ao diário britânico, um dos mais influentes do país, que é chegada a hora para uma “mudança de paradigma” no debate sobre as drogas.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090529_fhcdrogas_fp.shtml
Lei 11.343 aprovada pelo presidente “lula”:
Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 – CAPÍTULO III DOS CRIMES E DAS PENAS
Art. 27. As penas previstas neste Capítulo poderão ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substituídas a qualquer tempo, ouvidos o Ministério Público e o defensor.
Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:
I – advertência sobre os efeitos das drogas;
II – prestação de serviços à comunidade;
III – medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
http://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11343.htm
Veja também: A importãncia do uso de drogas para estabelecer a nova ordem mundial
Olá, Vilson!
ResponderExcluirIndependente de quem seja a favor ou contra, eu sou totalmente contra o uso da maconha ou qualquer outra droga. A maioria dos crimes que ocorrem em nosso país está relacioanada direta ou indiretamente com as drogas.
Abraços
Francisco Castro