Paris - As autoridades da empresa aérea Air France informaram na tarde desta segunda-feira que o número oficial de brasileiros que estavam a bordo do voo AF 447 é de 58 pessoas. Entretanto, a Polícia Federal divulgou nota no início da tarde notificando que 51 passageiros eram brasileiros e que um tripulante de nacionalidade também brasileira. Entre os brasileiros, havia alguns com dupla nacionalidade.
As primeiras informações eram de que 80 brasileiros estavam no voo. Segundo a Air France em Paris, a maioria dos passageiros a bordo estava fazendo conexão. Também está confirmado o número de franceses na aeronave: são 71 pessoas naturais do país.
Na foto, parentes de passageiros em busca de informações sobre o desaparecimento do avião, no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, de onde a aeronave partiu na noite de ontem. Foto: Severino Silva /Agência O DIA
Ao todo 228 pessoas estavam a bordo da aeronave. Quem confirmou essa informação, no início da tarde desta segunda-feira, foi o gerente da Air France no Brasil, Jorge Assunção. A lista com os nomes dos passageiros não foi divulgada. Por lei, a companhia só pode informar o nome dos passageiros após entrar em contato com os familiares de todos as possíveis vítimas.
O Airbus A 330 decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim às 19h deste domingo e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris às 11h10 locais (6h10 de Brasília), disse um porta-voz. Segundo as fontes, o aeroporto parisiense criou uma célula de crise durante a manhã.A Air France divulgou que a aeronave enviou uma mensagem automática informando a ocorrência de um curto-circuito após passar por fortes turbulências às 23h14 (de Brasília). De acordo com o Comando da Aeronáutica, o avião fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (CINDACTA III) às 22h33.
Às 22h48 (horário de Brasília), quando a aeronave saiu da cobertura radar do CINDACTA III, de Fernando de Noronha, as informações indicavam que o Airbus voava normalmente a 35.000 pés (11 quilômetros) de altitude e a uma velocidade de 453 KT (840 km/h).
Luto carioca
Eduardo Paes informou ainda que vai decretar luto oficial de três dias no município por causa do possível acidente. O governador Sérgio Cabral também vai tomar a mesma medida.
Tensão no Rio
Parentes de passageiros chegam a todo momento ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. Eles estão sendo encaminhados para o prédio da Infraero, que fica no complexo aeroportuário, onde foi montado um gabinete de gestão de crise. A imprensa não tem acesso a esta sala.
Um outro gabinete foi montado no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, onde 150 quartos já foram reservados para parentes de passageiros. Médicos e psicólogos estão à disposição dos familiares. O clima é de bastante apreensão.
Confira telefones para obter informações sobre o avião
A companhia aérea Air France divulgou números de telefone para informações sobre o Airbus A 330-200 que desapareceu no trajeto entre o Rio de Janeiro e a França. Confira:
-para o Rio de Janeiro: (21) 3212-1806, (21) 3212-1884, (21) 3212-1889, (21) 3212-1894;
- para todo o Brasil: 0800 881 2020;
- para a França: 0800 800 812;
- para outros países: (33) 1 57 02 10 55.
O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário