Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Desenho de Nossa Senhora de Fátima sem rosto revolta fiéis de igreja no DF

A Igrejinha de Brasília, construída em 1958 e tombada como patrimônio histórico, sofreu com a ação do tempo e de vandalismos e precisava ser restaurada. Agora, um grupo de fiéis não concorda com o trabalho do artista plástico convidado para fazer o painel no centro do altar. Eles fizeram um abaixo-assinado contra a obra, e o Ministério Público chegou a suspendê-la por cinco dias.



A santa é uma Nossa Senhora de Fátima sem rosto. Ela tem uma pipa no lugar das mãos. O rosário é um carretel de linha. A coroa é decorada com flores. Pipas e flores foram criadas para representar a alegria das crianças que viram a Virgem Maria. Uma senhora do grupo chegou a usar um pano branco para cobrir o novo painel.

“Paciência. Procurei fazer uma coisa com sinceridade dentro da minha fé como cidadão e também como artista. Então, não acho que tenha nada que esteja profanando a igreja ou indo além da fé deles”, defende Francisco Galeno, autor da obra.

“Aqui não tem mais concentração, não tem mais intimidade com Nossa Senhora”, afirma a dona de casa Terezinha Valença. “Como é que vai colocar uma pintura cheia de bandeirinha? Não é carnaval aqui dentro. Aqui não existe carnaval”, diz a dona de casa Maria de Sousa.

Além do abaixo-assinado, foram vários protestos. “Houve de tudo. Até palavrão censurando o pintor. As pessoas estão totalmente revoltadas. Houve choro, houve grito, houve tudo, atrapalhou a paz da igreja. Está um absurdo”, afirma a professora Zelma Capelli.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) considera que os painéis são uma obra de arte e comprou briga com os fiéis insatisfeitos. “É o princípio de ser uma intervenção moderna, dentro de um monumento de uma arquitetura moderna. É isso que dá sentido a Brasília. É isso que dá sentido à cultura brasileira neste local”, aponta o presidente do Iphan Luiz Fernando de Almeida.

História

A Igrejinha foi inaugurada em 1958, a pedido de Juscelino Kubitscheck para pagar uma promessa de Dona Sarah com Nossa Senhora de Fátima. O então presidente convidou Oscar Niemeyer, que desenhou o templo no formato de um chapéu de freira. Athos Bulcão fez os azulejos. A decoração interna ficou nas mãos do artista Alfredo Volpi.

“Volpi pintou e essa pintura foi destruída, vandalizada, em nome do azulzinho com branquinho”, aponta Alfredo Gastal, do Iphan-DF.

Ninguém sabe ao certo quem destruiu o desenho de Nossa Senhora com menino Jesus no colo, os dois sem rosto. O Iphan tentou recuperar a pintura original, mas não foi possível. Escolheu então Francisco Galeno, um artista com estilo parecido, para fazer os novos painéis.

A expectativa do Iphan é que a pintura dos painéis esteja concluída até o final do mês.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário