Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Protestos e violencia na vitória de Ahmadinejad


IRÃ (3º) - Segundo o Ministério do Interior do Irã, o ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad, atual chefe de Estado iraniano, foi reeleito nas eleições presidenciais disputadas ontem (12 de junho).

Ahmadinejad obteve 62,6% dos votos, o que torna desnecessário um segundo turno.

O resultado desagradou o candidato opositor Mir Hussein Moussavi e seus partidários, que exigiram o cancelamento do pleito.

O líder supremo da Irã, aiatolá Ali Khamenei, saiu em defesa da vitória de Ahmadinejad e pediu aos candidatos derrotados que aceitem os resultados das eleições.

Ainda na noite de sexta-feira, após o anúncio de Moussavi, forças de segurança e soldados antidistúrbios expulsaram com violência centenas de pessoas que se concentravam nas proximidades da sede de campanha do candidato, disseram testemunas à Agência Efe.

No começo da manhã do dia 13, novos enfrentamentos entre a polícia e seguidores de Moussavi se repetiram em alguns pontos de Teerã.

Em um documento publicado neste mês pela Aliança Evangélica Internacional, a Aliança afirma que o presidente Mahmoud Ahmadinejad teria pedido o fim do crescimento do cristianismo no Irã. Por isso, o atual resultado das eleições deve motivar a comunidade cristã internacional a interceder por esta nação, pelo seu líder e, em especial, pela Igreja.

A Portas Abertas, em breve, lançará uma campanha de Ações Institucionais em favor da Igreja Perseguida iraniana, que consistirá de uma campanha de cartas ao presidente eleito. (BBC e EFE)
Portas Abertas

Tumultos após Mahmoud Ahmadinejad's win

Presidente Mahmoud Ahmadinejad

Um apoiante do candidato presidencial iraniano reformista, Mir Hussein Mousavi queimaduras o cartaz da linha dura presidente Mahmoud Ahmadinejad

Um apoiante do candidato presidencial iraniano reformista, Mir Hussein Mousavi queimaduras o cartaz da linha dura presidente Mahmoud Ahmadinejad

Um apoiante de feridos iraniano moderado candidato presidencial Mirhossein Mousavi

Irão e eleição

iran eleição

Motim da polícia iraniana

Forças de segurança perseguir e bater o iraniano reformista apoiantes do candidato presidencial, Mir Hussein Mousavi

Apoiantes do candidato reformista Mir Hossein Mousavi, protestando

partidários de Mahmoud Ahmadinejad

Mahmoud Ahmadinejad

Hossein Mousavi eo Irão

7 presidenciais esperançoso Mir Hossein Moussavi William Hague
Mir Hossein Moussavi, à esquerda, numa conferência de imprensa na noite antes do resultado eleitoral ser declarado. William Hague, à direita, manifestou sua preocupação com as alegações de fraude eleitoral

eleitores do sexo feminino no Irão

Fotos: Mail Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário