Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Massacre do Peru - Mais de 40 indígenas são Mortos

Após dois dias de repressão contínua, inclusive com o uso de helicópteros que dispararam em manifestantes, a comunidade indígena de Bagua Grande, no Peru, chora o assassinato de 40 manifestantes indígenas pelas tropas e policiais do presidente Alan Garcia, de acordo com informações divulgadas pelas lideranças indígenas que protestavam há 45 no local.


Indígenas socorrem companheiros

Os confrontos ocorreram sexta-feira (5), num local conhecido como Curva do Diabo, na região de Bagua, a 710 km da capital do país, Lima. Indígenas bloqueavam uma estrada, em mais um protesto contra as medidas de García, que acusam de entregar a exploração das inúmeras riquezas naturais da floresta amazônica peruana (a maior porção da Amazônia fora do Brasil) a empresas estrangeiras, principalmente dos EUA, cujos governos exerceram pressões nesse sentido.

O protesto chegava então ao seu 45° dia, de forma pacífica. Os indígenas protestavam contra uma série de decretos de Alan Garcia, que têm como objetivo privatizar a água e a terra dos grupos indígenas que habitam a região.

Como forma de protesto contra a brutal repressão, os manifestantes capturaram 38 policiais. No sábado, 22 já tinham sido libertados em uma sangrenta operação de resgate.

Nove policiais foram mortos durante a operação de resgate. Outros sete agentes da repressão ainda estão desaparecidos.

O líder do movimento, Alberto Pizango, apontou que os protestos foram pacíficos até a polícia ter disparado gás lacrimogênio e tiro real a partir de helicópteros contra os manifestantes.

"No século 21, eles continuam a matar-nos a nós, povo indígena, simplesmente por defendermos a nossa vida, a nossa soberania, as nossas terras e a nossa dignidade", disse Pizango, depois dos incidentes.

Pizango teria feito essas declarações na sexta-feira, antes de desaparecer. O dirigente da Associação Interétnica da Selva Peruana (Aidesep), Champion Nonimgo, afirmou que o paradeiro de Pizango é desconhecido. A polícia, de acordo com a mídia peruana, o acusa pela morte de 22 policiais.

A imprensa peruana também especula sobre o paradeiro de Pizango, afirmando que ele pode ter se refugiado na Bolívia, onde pediria asilo político, o porta-voz do governo boliviano, Iván Canelas, disse que "não sabemos nada da suposta entrada na Bolívia do senhor Alberto Pizango".


Nenhum comentário:

Postar um comentário