Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Jogadores da Seleção Boliviana desitem da Seleção por tempo indeterminado

Quarta-feira, 23 de setembro de 2009

LA PAZ, Bolívia ― Em uma decisão inédita no futebol do continente, os jogadores profissionais da Bolívia anunciaram sua intenção de renunciar à seleção boliviana de futebol "por tempo indeterminado" a fim de pressionar a diretoria esportiva do país, que atualmente possui dupla representação, a reformar completamente o sistema da organização, dos direitos de transmissão televisiva e da tomada de decisões.

Sendo assim, as próximas partidas da "camisa verde" contra Brasil e Peru poderiam ser jogadas pela seleção de juniores. O jornal El Deber lembra que a polêmica teve início depois que a seleção sofreu derrota diante do Paraguai e do Equador, perdendo qualquer esperança de ir para a Copa do Mundo na África do Sul. Na ocasião, começaram a ser feitas reivindicações por uma reforma no futebol do país.

"Sempre ouvi dizer que pedem a substituição de jogadores, mas temos os mesmos dirigentes há 30 anos", o jogador veterano Carlos Borja declarou ao programa de televisão No Mentirás.

Conforme a BBC Mundo, a medida foi divulgada pela organização Futbolistas Agremiados de Bolivia (Fabol), sindicato que agrupa os jogadores da primeira divisão que jogam dentro e fora do país. Em 1993, a Fabol fez greve geral de seis meses, o que permitiu que a seleção treinasse como um clube e conseguisse se classificar para a Copa do Mundo disputada nos Estados Unidos.

Desta vez, aconteceu o contrário. Os jogadores decidiram acabar com a diarquia que, na opinião deles, está "prejudicando" o esporte. Segundo o jornal El Día, na qualidade de afiliada à Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA), a Federação Boliviana de Futebol (FBF) controla a seleção e detém os direitos televisivos das eliminatórias para a África do Sul 2010.


Por outro lado, a Liga Profissional de Futebol (LPF) controla a transmissão do campeonato nacional, o calendário dos clubes e a permissão para que os jogadores treinem com a seleção.

Conforme El Deber, os jogadores associados à Fabol anunciaram no dia 16 de setembro que estão "cansados" do dualismo e reivindicaram sua inclusão no Comitê Executivo que criaria uma nova organização para unificar o futebol.

Com a renúncia dos jogadores, foi convocada uma reunião extraordinária em 18 de setembro que culminou na criação da comissão, que tentará solucionar o problema até o dia 15 de dezembro. Até o momento, as reivindicações dos jogadores foram descartadas, o que torna possível que a seleção de juniores jogue em outubro contra o Brasil, já classificado para a Copa do Mundo África do Sul 2010, e o Peru, que tem menos chances de classificação do que a Bolívia e é o lanternina das eliminatórias sul-americanas.

Fonte

Contador de visitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário