Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

360 graus interativo com vista panorâmica sobre o céu à noite inteira

Um trabalho com 1.200 fotos desenvolvido pelos astrônomos do Observatório Europeu do Sul, no Chile, permite explorar e experimentar o universo como se fosse visto a olho nu, dos melhores locais de visualização do mundo.

Milky Way
A imagem da esfera celeste é a primeira de três imagens de alta resolução, apresentada no projeto Zoom GigaGalaxy da ESO.
O projeto busca lmostrar o céu a todos para que possam ver o profundo e "escondido" cosmos que os astrônomos estudam diariamente.
Ele possui uma ferramenta que permite aos usuários, um mergulho de tirar o fôlego em nossa Via Láctea. Os usuários também podem aprender sobre as funcionalidades, apreciar as multi-coloridas nebulosas, ver estrelas explodindo apenas clicando sobre elas.


A projeção coloca o espectador na frente da nossa galáxia com o plano galáctico funcionando horizontalmente através da imagem - quase que como se estivéssemos olhando para a Via Láctea a partir do exterior.
Milky Way
Serge Brunio (l) passaram semanas em captação de imagens do céu do Chile e criação de um trabalho de tirara respiração (R)
Desse ponto de vista, os componentes da nossa galáxia espiral se vê claramente, incluindo o seu disco como mármore, com nebulosas escuras e brilhantes que abrigam estrelas jovens, bem como o núcleo da galáxia e seus satélites.
A produção cuidadosa desta imagem surgiu como uma colaboração entre o ESO, o escritor francês Serge, o astrofotógrafo Brunier e seu colega francês Frédéric Tapissier.
Brunier passou várias semanas durante entre agosto de 2008 e fevereiro de 2009 na captura das imagens do céu, principalmente a partir de observatórios do ESO em La Silla e Paranal, no Chile. 


A fim de cobrir a faixa da Via Láctea, Brunier também fez uma viagem a La Palma, uma das ilhas Canárias, para fotografar os céus do norte.
A imagem resultante, agora disponível em
-->Gigagalaxyzoom, é composto por quase 300 campos capturado individualmente por Brunier por quatro vezes, totalizando quase 1.200 fotos que englobam o céu da noite inteira.
"Eu queria mostrar um céu que todos veee e que posam se relacionar, com suas constelações, suas milhares de estrelas, qye tem seus nomes conhecidos desde a infância, seus mitos compartilhados por todas as civilizações desde que se tornaram Homo Sapiens", diz Brunier.
"A imagem foi feita, portanto, como o homem vê com uma câmera digital regulada sob o céu escuro no deserto do Atacama e em La Palma.
Os criadores do projeto GigaGalaxy Zoom tem esperança de que estes enormes esforços em trazer o céu à noite, como observado nas melhores condições no planeta para irá inspirar a admiração pelo belo e imenso Universo que nós vivemos

"A visão do visa ajudar as pessoas a redescobrir o seu lugar no Universo, diz o coordenador do projeto Henri Boffin.

A segunda imagem dramática GigaGalaxy Zoom serão revelados na próxima semana, em 21 de setembro de 2009.
-->Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário