Craig Lundberg, 24, Liverpool, perdeu a visão quando servia no Bascra em 2007.
Hoje, ele revelou que pode identificar formas, caminhar sem ajuda e até mesmo ler graças a um dispositivo pioneiro.
BrainPort é um dispositivo, que combina uma câmera montada em um óculos de sol com uma corda vibrando que é colocado sobre a língua.
Lundberg, tinha a perspectiva de viver o resto de sua vida com cão guia ou uma bengala. Mas ele foi escolhido pelo Ministério da Defesa (MoD) para ser a primeira pessoa testar o aparelho BrainPort, que poderá revolucionar o tratamento para os cegos.
O BrainPort converte imagens visuais em uma série de pulsos elétricos que são enviados para a língua. A fonte da imagem pode ser lido ou interpretada de modo que o usuário pode visualizar mentalmente as suas imediações e navegar em torno de objetos.
O dispositivo é composto de uma pequena câmara de vídeo conectada a um par de óculos que estão ligadas a um fio "lolly pop", que o usuário coloca em sua língua para ler os pulsos elétricos.
A câmara envia sinais pelo lolly pop para sua língua, você pode então determinar o que eles significam e transferi-lo para as formas.
''Você tem as linhas e formas das coisas, que vê em preto e branco para que você obtenha uma imagem bidimensional em sua língua, é um pouco como uma sensação de alfinetes e agulhas.''
"É apenas um protótipo, mas o potencial de mudar a minha vida é enorme, tem um grande chance de melhorar a vida das pessoas cegas.
"Uma das coisas que me permitiu fazer é pegar objetos em linha reta afastado, eu posso chegar e pegá-los."
Craig Lundberg com seu cão guia, Hugo.
Revelando o BrainPort na sede do ministério em Whitehall, E.U. major-general Gale Pollock, que participou do projeto, disse que o BrainPort tem 400 pontos de transmissão de informações para a língua.
O plano é de expandir para 4.000 pontos que vastamente melhorará a nitidez da imagem.
Os usuários não podem falar ou comer enquanto estiver usando o BrainPort Os técnicos tem projeto de criar um pequeno dispositivo que pode ser fixado permanentemente atrás dos dentes ou no céu da boca, permitindo um uso mais natural.
Craig Lundberg, 24, disse que sua vida poderá ser transformado pela tecnologia inovadora.
A equipe do capitão Rob Scott, explicando o funcionamento do BrainPort, disse: "Certamente é um dispositivo com um potencial absolutamente enorme.
"O BrainPort é um dispositivo que efetivamente permite às pessoas cegas ver através de sua língua. O que ele usa é eletro-estimulação tátil como uma substituição sensorial para a visão.
"Uma imagem é capturada por uma câmera montada em um par de óculos e essa imagem pixilated é traduzida para uma série de eletrodos que é colocado sobre a língua. A sensação na língua corresponde a imagem captada e o indivíduo têm de aprender o que realmente representa essa imagem.
"Ela permite que uma imagem de seu entorno possa ser vista e ajuda a encontrar o seu caminho até ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário