Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 28 de março de 2009

A Hora do Planeta, será hoje, dê uma olhada.

A Hora do Planeta será hoje das 20h30 ás 21h30

Hoje das 20h30 ás 21h30, acontece a Hora do Planeta. Vários pontos da cidade terão as luzes apagadas, como demonstração de apoio a contribuição com um clima mais ameno para as futuras gerações. Haverá um show na Praça do Rádio, para comemorar é Hora do Planeta, o maior movimento global da alerta sobre as mudanças climáticas.

Uma série de locais públicos serão apagados, como praças, a Câmara Municipal e a Torre da Plaenge. Ainda no sábado, o Comercial Futebol Clube entrará em campo com uma faixa incentivando a população a apagar as luzes para demonstrar apoio ao movimento global.

Confira os pontos que serão apagados em Campo Grande: Praça Jaques da Luz (Bairro Moreninha), Praça Ayrton Senna (Bairro Aero Rancho), Parque Belmar Fidalgo (Centro), Praça Elias Gardia (Taveirópolis), Parque Tarsila do Amaral (Bairro Vida Nova), Parque do Sóter (Carandá), Estádio do Guanandizão (Avelino dos Reis), Central do Cidadão, Câmara Municipal de Campo Grande, Torre da Plaenge.

Veja como será a Hora do Planeta em 8 capitais brasileiras

O Brasil participa pela primeira vez, neste sábado, da Hora do Planeta (Earth Hour, em inglês), evento que busca a mobilização mundial de pessoas, governos e empresas contra o aquecimento global. A partir das 20h30, milhares de brasileiros em mais de 70 cidades apagarão as luzes por uma hora para alertar o planeta sobre a ameaça das mudanças climáticas e o País sobre as queimadas e o desmatamento, informa a ONG Worldwide Fund for Nature (WWF), que organiza o ato.

Sabe-se que o Brasil é o 4º no ranking mundial de emissores de gases do efeito estufa. O desmatamento - registrado principalmente na Amazônia e cerrado - é responsável por cerca de 75% das emissões brasileiras de CO2.

Entre os ícones nacionais que participarão do apagão estão o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e a Ponte Estaiada, novo cartão-postal de São Paulo. No resto do mundo, os destaques ficam por conta da Torre Eiffel, na França, o Coliseu, na Itália, a Ópera de Sidney, na Austrália, o estádio Ninho do Pássaro, na China, e as pirâmides egípcias.

A iniciativa pretende este ano atingir 1 bilhão de pessoas em 84 países e 2,8 mil cidades do mundo. A Hora do Planeta teve sua primeira edição em 2007, em Sydney, quando 2,2 milhões de moradores participaram do movimento. Em 2008, o evento ganhou proporções globais, contando com mais de 50 milhões de pessoas de 35 países e 371 cidades.

De acordo com Álvaro Souza, diretor da WWF-Brasil, o objetivo não é poupar energia elétrica, mas sim, mandar um sinal para todos os governantes de que é preciso tomar providências rapidamente sobre a questão. "Não se trata de salvar o planeta, mas sim, de salvar a espécie humana, mesmo porque o planeta já sobreviveu há duas extinções em massa". Ele espera que entre 12 a 14 milhões de brasileiros participem da iniciativa, o que seria um recorde da campanha.

Confira como será a Hora do Planeta nas principais capitais brasileiras:

São Paulo

A capital paulista apagará as luzes de alguns dos seus principais monumentos: Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, Teatro Municipal, Estádio do Pacaembu, Obelisco e Parque do Ibirapuera. O Edifício Copan, o Instituto Butantã, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Sheraton Hotel e o World Trade Center também integram o apagão.

Rio de Janeiro

O Cristo Redentor, o parque do Flamengo, a orla de Copacabana, o Pão de Açúcar e o Jóquei Clube terão suas luzes desligadas das 20h30 às 21h30. Nesta quarta-feira, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, garantiu que a segurança será reforçada com a Polícia Militar e a Guarda Municipal nos monumentos que terão suas luzes desligadas.

Belo Horizonte

A capital mineira também entrou na campanha e deixará às escuras o Palácio da Liberdade, sede do governo estadual, e a sede do Sistema Estadual de Meio Ambiente.

Porto Alegre

Na capital gaúcha, a previsão é de que seja apagada a iluminação no Largo dos Açorianos, praças da Matriz e da Alfândega, Viaduto Otávio Rocha, Monumento ao Expedicionário, Fonte Talavera, Três Guerreiros Vigilantes no Parcão e as estátuas do Laçador e de Bento Gonçalves.

Curitiba

O apagão na capital paranaense será feito no Teatro Paiol, Fonte dos Anjos, Torre da Biodiversidade, Estufa do Jardim Botânico, Linha Verde - monumento de bambu -, fontes das praças Santos Andrade e Generoso Marques, portais de Santa Felicidade e Polonês, pista de atletismo da Osvaldo Cruz e cancha polivalente da praça Ouvidor Pardinho.

Florianópolis

As luzes da Ponte Hercílio Luz, do marco em homenagem ao fundador de Florianópolis, Francisco Dias Velho, e o monumento do sesquicentenário da Polícia Militar, ambos na Beira-Mar Norte, serão desligadas por uma hora.

Belém

A capital paraense participará do evento, apagando a iluminação dos mercados do Ver-o-Peso, de São Brás e o Parque Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves.

Rio Branco

O Acre também está engajado na iniciativa e sua capital participará do apagão de uma hora com o Palácio Rio Branco, sede da prefeitura municipal, e o Horto Florestal, sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Fonte

Advogados

Nenhum comentário:

Postar um comentário