Mercado em dia
Graças ao desempenho das ações da Vale, a Bolsa de São Paulo (Bovespa) conseguiu pequeno ganho (0,64%), descolando-se da evolução em Wall Street, que amargou perda de 0,55% na jornada.
A volatilidade predominou outra vez nos principais centros financeiros mundiais por conta do aprofundamento da crise econômica. Parâmetro para os demais mercados, a Bolsa de Nova York (Nyse) registrou altas em vários momentos na sessão devido ao interesse de investidores em aproveitar os baixos preços dos papéis.
Mas diversos dados e advertências sobre a situação da economia dos EUA acabaram derrubando Wall Street. Justamente no dia em que as principais montadoras, como GM e Ford, anunciaram forte retração nas vendas de fevereiro, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central do país), Ben Bernanke, declarou que a recuperação econômica depende da habilidade do governo em estabilizar o mercado financeiro.
No Brasil, os papéis da Vale subiram cerca de 2%, impedindo que a Bovespa, que desandou 5,09% na véspera e chegou a cair até 1,42% no dia, terminasse novamente no vermelho. Essa performance refletiu a emissão de relatórios favoráveis aos papéis da mineradora pelos bancos norte-americanos Citigroup e Goldman Sachs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário