Cientistas brasileiros já sabem que devemos relembrar as coisas que queremos registrar para sempre 12 horas depois de captá-las. A memorização pode se tornar uma tarefa mais fácil com a ajuda de um software gratuito.
Em um laboratório da PUC do Rio Grande do Sul, o professor Iván Izquierdo e sua equipe fizeram uma importante descoberta: a diferença entre as lembranças que ficam e as que desaparecem para sempre pode depender do que acontecerá nas 12 horas seguintes. São as horas mágicas da memória.
Eles descobriram que o hipocampo produz uma substância que consegue encontrar, 12 horas depois, no meio da gigantesca teia de neurônios, as conexões exatas que formam cada lembrança. Se você reviver de alguma forma essa lembrança exatas 12 horas depois, a substância produzida pelo hipocampo faz as conexões se tornarem permanentes.
E como fazer para repetir informações que queremos memorizar? Para essa tarefa podemos contar com a ajuda de softwares de spaced repetition. Estes sistemas mostram cartões com perguntas sobre aquilo que queremos memorizar antes de mostrar a resposta. Com a ajuda destes programas podemos configurar que seja mostrado um conjunto de informações e determinar quais dados foram mais fáceis de memorizar e quais merecem uma atenção maior.
Assim, bastaria executar o software periodicamente e visualizar os dados a serem memorizados sem maiores esforços (será?). Existem algumas opções de ferramentas desse tipo para download gratuito sendo que uma das melhores é o Anki, que além de ser gratuito é de código aberto. O Anki possui suporte para imagens e sons e permite inclusive gravar a voz nos cartões. Vale a pena dar um espiada.
Brasilacademico
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário