Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Copenhague: Um acordo tímido e insuficiente

A conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas decidiu tomar nota do acordo alcançado na sexta-feira por três dezenas
de países, tornando-o assim operacional.

Segundo Alden Meyer, diretor da União dos Cientistas Preocupados, o fato da conferência tomar nota do acordo dá um estatuto jurídico suficiente ao acordo para o tornar operacional, sem ser necessária a aprovação das partes.

No fundo, trata-se da aprovação de um texto mínimo definitivo, de apenas três páginas, depois de uma madrugada de negociações, com oposição de Venezuela, Bolívia, Cuba, Nicarágua e Sudão. A tensa reunião aconteceu entre as duas e as nove da manhã deste sábado e procurou suavizar as críticas dos opositores ao acordo.

Um texto que fica muito longe das expectativas criadas à volta da maior reunião sobre alterações climáticas da história, sabendo-se que não ficaram definidos objetivos de redução de gazes. Ainda assim, ficou estipulado que serão gastos dez bilhões de dólares entre 2010 e 2012 para que os países mais vulneráveis enfrentem as alterações climáticas e cem milhões a partir de 2020 para a mitigação e adaptação.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário